Empreendedor
KM Aços Inoxidáveis: motivar e engajar
Relação humana com colaboradores, clientes e fornecedores é estratégia para que a empresa conquiste posição privilegiada diante da concorrência
Por Danilo Reenlsober
29 de junho de 2019, às 11h43
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/revista-l/km-acos-inoxidaveis-motivar-e-engajar-1035005/
Não existe uma receita certa para alcançar o sucesso no mundo empresarial. No entanto, algumas atitudes podem ser favoráveis para o empreendedor atingir os seus objetivos. De acordo com Clodoaldo Prajo, proprietário da KM Aços Inoxidáveis, de Americana, uma relação com foco humanístico com clientes, fornecedores e colaboradores é essencial para a saúde da empresa e o bom retorno financeiro.
“A excelência no atendimento ao cliente e ao fornecedor é um trabalho necessário e importante para qualquer empresa que procura por sucesso financeiro sustentável, sendo assim, optamos em 2012 pela Certificação na ISO 9001:2015 – Gestão de Sistema de Qualidade”, conta Prajo.
O empresário também defende que é preciso se concentrar nos clientes e fornecedores, valorizar e apreciar os negócios, rendas e referências que eles trazem. “A empresa precisa entender que deve se tornar essencial e buscar sempre ser a melhor opção no que diz respeito ao atendimento ao cliente e ao fornecedor. Além disso, precisa trabalhar o conceito da Ética Convencionada objetivando lucros sem negligenciar os valores humanos”, completa.
Nesse processo de busca pela satisfação e fidelização dos clientes, Prajo lembra que existe outro fator a se levar em conta nessa equação: os colaboradores.
“Tudo começa em contratar as pessoas certas, que representem sua empresa e sirvam aos seus clientes e fornecedores. No processo de entrevista é preciso identificar a maneira como os candidatos irão se relacionar com os ‘stakeholders’ [público estratégico]”, afirma.
Prajo ressalta ainda que a equipe deve passar por treinamentos específicos sobre atendimento e compras. “Providencie uma interação real e pergunte como eles lidariam em um cenário proposto. Peça para que contem histórias, que retratem experiências boas e ruins em um atendimento”. Para ele, engajar e motivar os colaboradores são complementos essenciais para o tratamento dado ao cliente e ao fornecedor.
Na opinião do empresário, colaboradores motivados sabem que quando a empresa cresce, eles crescem. “O engajamento com os funcionários deve ser igual ao que é direcionado aos clientes e fornecedores. Posso afirmar que o colaborador sente, age e pensa de acordo com as características e habilidades do empreendedor. Quando satisfaço e preencho as necessidades dos meus funcionários, e valorizo os seus esforços, coloco a minha empresa numa posição privilegiada em relação aos meus concorrentes”.
Segundo Prajo, esse foi um fator determinante do sucesso da KM Aços. “Afinal, os colaboradores são os meus primeiros clientes e fornecedores”.
História vitoriosa
A KM Aços Inoxidáveis nasceu há 12 anos, depois de passagens de Clodoaldo Prajo pelo setor bancário e universitário, onde atuou como professor. Hoje, diz ele, a empresa está em meio a um processo de transformação.
“Com isso, tenho visto cada vez mais a necessidade de estimular a equipe a praticar ações cidadãs e conscientes, visto que a espiritualidade dentro da empresa tem assumido um papel norteador fundamental. Sem integração entre a equipe, estaremos fadados a uma produtividade baixa e a insatisfação dos clientes, bem como irá gerar um clima desagradável no ambiente de trabalho. Dentro da KM, assumimos um posicionamento espiritual, utilizando-o, inclusive, como ferramenta de competitividade e resultado”, detalha.
O empresário explica que a KM desenvolve uma cultura corporativa sustentada em ensinamentos universais que, alinhada ao plano de negócios, seja capaz de incentivar o intercâmbio de informações e experiências entre dirigente e funcionários, bem como de conduzir as políticas e decisões da empresa.
“O fator espiritualidade tem mais a ver com valores do que com dogmas. É ter ética, honestidade, respeitar o outro, ouvir as pessoas, suavizar relações, ter sentimento de amor e gratidão por tudo, amar e partilhar aquilo que você tem de melhor, valores que o mundo contemporâneo está deixando de lado”.
Para completar, a empresa atua com uma gestão que permite aos colaboradores refletirem sobre suas metas e valores, fazendo com que o grupo ganhe unidade e que as relações sejam de amizade, tornando uma empresa mais produtiva, consequentemente, um lugar mais agradável de se conviver.
“Procuramos satisfazer as necessidades de autoestima e autorrealização de nossa equipe. Responsabilidade social, motivação, liderança, trabalho em equipe, descentralização do poder e comunicação são alguns exemplos de conceitos que podem ser transmitidos com base na condução espiritual de nossa organização”.