Casa
Sala de banho tem valor nos projetos
Com som embutido no teto, sistema de iluminação para cromoterapia e jardim vertical, os banheiros podem se tornar locais de descanso
Por Danilo Reenlsober
17 de janeiro de 2020, às 09h23
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/revista-l/casa/sala-de-banho-tem-valor-nos-projetos-1130885/
Esqueça aquele ambiente frio, utilizado apenas para a higiene pessoal e sem muita atenção no projeto arquitetônico da casa: cada vez mais, as salas de banho se transformam em locais aconchegantes e utilizados por quem busca relaxar após um dia tão apressado e estressante. Para isso, iluminação correta, revestimentos adequados e metais modernos, além de uma série de outros fatores, se unem para formar um espaço agradável.
A arquiteta Flávia Cardozo aponta que alguns elementos simples podem ajudar a dar aos banheiros esse “poder” de relaxamento após um dia exaustivo, como um projeto adequado de som, iluminação e até paisagístico.
“Fazer a sonorização do ambiente, com caixas de som embutidas no teto, um sistema de iluminação para a realização de cromoterapia e até um jardim vertical, trazendo a natureza para dentro do banheiro, podem favorecer esse relaxamento tão importante”.
Mas como combinar todos esses elementos dentro de uma decoração bonita e moderna? Segundo Flávia, é importante lembrar que o banheiro deve seguir o padrão do restante da casa, para que não destoe dos demais espaços.
Assim, é possível utilizar bancadas amplas de quartzo mescladas com revestimentos mais lisos, criando um ambiente com contrapostos. “Os nichos embutidos na parede na área do box para colocar os itens de higiene pessoal deixam o local mais harmônico”, diz a arquiteta.
Diante infinitas possibilidades na hora de decorar o banheiro, uma dica do arquiteto André Zazeri é pensar numa composição que se mantenha atual por, pelo menos, cinco anos. Afinal, quando o assunto é decoração, muitos elementos que são tendência hoje podem cair em desuso pouco tempo depois. Para quem prefere não seguir o que está na moda e criar um ambiente mais clássico, a ideia é apostar no minimalismo.
“Nesses casos, o acabamento é algo que precisa ser trabalhado de uma forma neutra”, pondera o especialista.
Para isso, o mercado está repleto de opções para que o ambiente fique aconchegante mesmo sem grandes inovações. O granito ainda é uma das pedras mais buscadas, já que não é poroso, não mancha e é mais resistente. Para quem prefere o porcelanato, existem diversas opções, dos tamanhos grandes até os ladrilhos. O granilite é uma das novidades do mercado e pode ser mesclado com outros revestimentos.
O banheiro assinado pela arquiteta Sacha Zanin é um SPA com acesso opcional à varanda envidraçada que tem vista para um bosque. Corrediças escondidas nos painéis de marcenaria fecham o espaço
O metalizado é uma tendência que ganha cada vez mais adeptos na hora de decorar as salas de banho. E não é para menos: essas cores são capazes de iluminar o ambiente e são extremamente versáteis, podendo compor com estilo desde banheiros clássicos até os mais contemporâneos.
Dourado, bronze, prata e rosa gold são apenas alguns exemplos dessas tonalidades, que podem aparecer em detalhes como torneiras, ferragens e itens de decoração.
“Quando combinado com cores mais fortes, como o preto ou o azul, o metalizado terá destaque no cômodo, criando uma decoração mais marcante e moderna. Já, quando a aposta está nos tons mais suaves, como os pastel, o ambiente ganhará um ar delicado e discreto”, explica o designer de interiores Érico Miguel.
O especialista reforça, no entanto, que o exagero pode ser um erro. “Aposte em objetos decorativos ou móveis e papéis de parede. Os dois juntos podem tornar a decoração pesada e enjoativa”.