Covid-19
Restaurantes temem queda no movimento
Redução na quantidade de mesas e a disponibilização de álcool em gel são medidas recorrentes, mas que não contém o esvaziamento dos estabelecimentos
Por Isabella Holouka
18 de março de 2020, às 12h51 • Última atualização em 18 de março de 2020, às 16h40
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/restaurantes-temem-queda-no-movimento-1166615/
A diminuição na quantidade de clientes, devido à pandemia do coronavírus, está preocupando os proprietários de restaurantes e bares de Americana. A reportagem apurou que a redução na quantidade de mesas e a disponibilização de álcool em gel são medidas recorrentes, mas que não contém o esvaziamento dos estabelecimentos.
Jeferson Michelin, proprietário da Pizzaria Renascer, conta que nesta terça-feira 12 mesas foram retiradas do salão, reduzindo a lotação máxima da pizzaria de 180 para 120. Além disso, o estabelecimento foca na conscientização dos funcionários, para que evitem cumprimentar e tocar clientes e para que, além de mesas, higienizem também as cadeiras.
“O pessoal está ligando e perguntando como está, se ainda estamos fazendo reservas, se vamos abrir. Por enquanto vamos, mas não sabemos como será depois, se haverá a necessidade de fechar. Se tiver, complica”, relata o proprietário, ressaltando que o restaurante não trabalha com entregas.
“A insegurança está batendo forte, por causa da nossa responsabilidade. Estamos preocupados porque temos folha de pagamento, impostos, tudo isso vem chegando. Estamos preocupados com a saúde e também com o financeiro. Temos uma reserva, mas até que ponto?”, acrescenta a proprietária Marinalva de Souza Michelin.
Giovani Estival, gerente do Beppo, conta que o bar e restaurante costuma ter um bom movimento no happy-hour da terça-feira, o que não aconteceu nesta semana. Além de disponibilizar álcool em gel e diminuir a capacidade de 120 para 60 pessoas, o estabelecimento também tem priorizado a ventilação natural ao ar condicionado e viu os pedidos para entrega aumentarem.
“O delivery está funcionando, percebemos um aumento nos pedidos. Mas estamos aguardando as informações governamentais. Vamos precisar de muita paciência e união”, conclui.
Além da Capa, o podcast do LIBERAL
A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:
{{1}}