Covid-19
Bebê de quatro meses está internada com suspeita de coronavírus
Moradora do Parque Novo Mundo, ela está internada em um hospital particular de Americana; cidade tem 16 casos suspeitos
Por Marina Zanaki
24 de março de 2020, às 19h10 • Última atualização em 24 de março de 2020, às 20h11
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/bebe-de-quatro-meses-esta-internada-com-suspeita-de-covid-19-1170848/
Uma bebê de quatro meses, moradora do Parque Novo Mundo, em Americana, está internada em um hospital particular da cidade com suspeita de coronavírus (Covid-19).
A cidade notificou ainda, nesta terça-feira (24), outras duas suspeitas – um menino de dois anos também está internado em uma unidade privada e uma profissional da saúde de 27 anos, em isolamento domiciliar. Com essas notificações, Americana chega a 16 casos suspeitos da doença.
{{1}}
“As autoridades municipais reforçam o alerta para a situação de quarentena, decretada pelo governo estadual e pede para que a população permaneça em casa. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os casos gripais leves devem ser tratados em casa com uso de antitérmicos, como dipirona e paracetamol. A procura pelo serviço médico somente deve ocorrer nos casos em que o indivíduo apresenta febre e dificuldade respiratória, além dos sintomas clássicos da gripe, como dores pelo corpo, coriza, dor de garganta e dor de cabeça”, alertou a prefeitura.
PRIMEIRO CASO
Nesta terça-feira, o LIBERAL revelou que um empresário de Americana está internado em São Paulo com diagnóstico positivo de coronavírus. A prefeitura confirmou que ele é considerado o primeiro caso da cidade.
Gustavo Azzolini, de 41 anos, é diretor administrativo da FAM (Faculdade de Americana). Ele está isolado e apresenta quadro estável, com melhoras. Ele deu uma entrevista ao LIBERAL, com exclusividade, em que contou como foi a descoberta da doença e como tem sido o tratamento.
Além de Gustavo, o sogro dele, Florindo Corral, de 70 anos, que é fundador da FAM, também está internado, mas em situação mais grave. Ele ainda aguarda o resultado do exame. Além da idade, doenças crônicas e o fato de ser ex-fumante colocam Florindo em um grupo de alto risco para o novo coronavírus.
LISTA DOS CASOS SUSPEITOS
A Prefeitura de Americana divulga diariamente o balanço dos casos suspeitos do novo coronavírus em apuração na cidade. Até agora, o município não tem nenhum registro confirmado. Os dados foram atualizados no final da tarde desta terça-feira (24).
Desde o início da pandemia, são 20 casos suspeitos notificados e quatro descartados. Outros 16 aguardam exames. Veja abaixo os detalhes dos pacientes que estão sob investigação ou já tiveram descartada a infecção pela Covid-19.
Criança do sexo masculino, de 3 anos, moradora do Jardim Girassol, que esteve na China. A suspeita foi notificada no dia 30 de janeiro. Resultado do exame: descartado
Mulher, de 42 anos, moradora do bairro Jaguari, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 4 de março. Resultado do exame: descartado
Homem, de 26 anos, morador do bairro Nossa Senhora do Carmo, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 6 de março. Resultado do exame: descartado
Mulher, de 28 anos, moradora do bairro Santa Catarina, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 6 de março. Resultado do exame: descartado
Mulher, de 42 anos, moradora do Jardim Thelja, que esteve em Nova York e Orlando, nos Estados Unidos. A suspeita foi notificada no dia 13 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.
Mulher, de 34 anos, moradora do Jardim Alvorada, que esteve em Nova York e Orlando, nos Estados Unidos. A suspeita foi notificada no dia 13 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.
Mulher, de 44 anos, moradora do Jardim São Domingos, que trabalha no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.
Homem, piloto de avião, de 26 anos, morador da Cidade Jardim, que esteve em aeroportos. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.
Mulher, comerciante, de 52 anos, moradora do bairro Dona Judith, que esteve na 25 de Março, em São Paulo. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.
Criança do sexo feminino, de 2 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A criança esteve no Catar. A suspeita foi notificada no dia 17 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.
Homem, de 30 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado e que teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu no dia 17 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.
Mulher, de 27 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado e que teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu no dia 18 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.
Mulher, de 42 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ela esteve nos Estados Unidos. A notificação ocorreu no dia 19 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.
Homem, de 35 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ele esteve na Itália. A notificação ocorreu no dia 20 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.
Homem, de 72 anos, morador do bairro São Jerônimo. Segundo divulgou a prefeitura nesta segunda-feira (23), ele está internado desde domingo (22) em uma ala isolada no Hospital Municipal, entubado, com quadro estável, porém, inspirando cuidados. A prefeitura não detalhou como ele teria tido contato com um suposto vírus, mas informou que ele tem histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica. Ele aguarda o resultado do exame.
Mulher, de 27 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela aguarda resultado do exame em isolamento domiciliar.
Criança do sexo masculino, de 2 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela está internada em um hospital particular e aguarda resultado do exame.
Bebê do sexo feminino, de 4 meses, moradora do bairro Parque Novo Mundo. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela está internada em um hospital particular e aguarda resultado do exame.