Covid-19
Americana espera chegada de 3 mil testes rápidos
Segundo a prefeitura, a entrega ainda não ocorreu em função de atraso na importação
Por Marina Zanaki
23 de abril de 2020, às 09h21 • Última atualização em 23 de abril de 2020, às 10h11
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/americana-espera-chegada-de-3-mil-testes-rapidos-1186022/
A Prefeitura de Americana concluiu a compra de mais 3 mil testes rápidos para detectar o novo coronavírus (Covid-19). O município espera que os exames cheguem nos próximos dez dias.
Segundo a prefeitura, a entrega ainda não ocorreu em função de atraso na importação. O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi já recebeu 100 testes rápidos para ajudar na identificação de casos suspeitos.
Até o momento, foram usados cinco testes, dos quais quatro tiveram resultado negativo e um foi positivo, referente a um paciente que morreu em decorrência da Covid-19.
“O uso está limitado aos pacientes internados com síndrome respiratória grave, aos profissionais de saúde com sintomas, desde que se enquadrem nos critérios clínicos e epidemiológicos, além de pacientes que necessitam de cirurgia de urgência do trato gastrointestinal ou respiratório”, explicou a prefeitura.
A compra dos testes foi decidida após demora no recebimento dos exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz. Americana aguarda o resultado de 26 exames, a coleta mais antiga sem resultado é de 23 de março.
A Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo anunciou nesta quarta que zerou a fila de 17 mil testes que aguardavam análise.
Segundo o Instituto Butantan, responsável pela Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Covid-19 que zerou a fila, 1.144 amostras estão em fase de laudo e ainda estão em análise 964 amostras, que serão liberadas em até 48 horas.
A expectativa da secretaria é que os testes que forem encaminhados a partir de agora sejam realizados em até 48 horas.