Covid-19
Santa Bárbara esclarece que hospital de campanha é para casos de baixa complexidade
Hospital de campanha tem 50 leitos de enfermaria para baixa complexidade; casos que necessitam de UTI não podem ser transferidos para lá
Por Marina Zanaki
10 de junho de 2020, às 19h06 • Última atualização em 10 de junho de 2020, às 19h17
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/s-barbara/prefeitura-de-santa-barbara-esclarece-que-hospital-de-campanha-e-para-casos-de-baixa-complexidade-1229820/
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste esclareceu que o hospital de campanha montado em um prédio cedido pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), é destinado a pacientes do novo coronavírus (Covid-19) que apresentem quadro de baixa complexidade.
Nesta quarta-feira (10), o LIBERAL mostrou que houve aumento na demanda por internações do novo coronavírus (Covid-19) e os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa destinados a essa enfermidade estavam lotados.

Nas redes sociais, muitos internautas questionaram a “ociosidade” do hospital de campanha.
O local é equipado com 50 leitos de média complexidade, e, portanto, não tem estrutura para atender os pacientes com complicações que necessitam UTI.
“Os leitos do hospital de campanha serão destinados a pacientes com casos de baixa complexidade, que receberão cuidados básicos, necessitando no máximo um suporte de oxigênio”, afirmou a prefeitura.
Dois desses leitos são para atendimento de emergência clínica, para estabilizar o paciente e transferi-lo para outra unidade com maior complexidade técnica.
“Já os leitos de UTI, localizados no Hospital Santa Bárbara, são de maior complexidade, para atendimentos intensivos com uso de ventiladores mecânicos e outros equipamentos, além de equipe especializada e médico intensivista”, explicou a prefeitura.
O Hospital Santa Bárbara tem 15 leitos de UTI para o SUS. Desses, 10 são para atendimento geral e 5 exclusivos para Covid-19, com isolamento dos pacientes.
O hospital também conta com 16 leitos de enfermaria para coronavírus – semelhantes aos do hospital de campanha.
Até o momento, esses leitos estão sendo suficientes para atender às demandas de internações dos pacientes sem gravidade e o hospital de campanha ainda não precisou ser utilizado.
Segundo boletim informado pelo Hospital Santa Bárbara nesta terça-feira (9), quatro pessoas estavam internadas em leitos de enfermaria de coronavírus. Dessas, três haviam testado positivo e uma aguardava resultado de exame.
ENCAMINHAMENTO
A prefeitura esclareceu que, apesar de nenhum dos leitos do hospital de campanha ainda ter sido utilizado, a estrutura está à disposição para a demanda que pode eventualmente surgir.
“Os pacientes serão encaminhados (para o Hospital de Campanha) após atendimento nos Prontos Socorros Edison Mano, na área central, e Afonso Ramos, na Zona Leste, e respectivos anexos. O Hospital de Campanha também poderá ser utilizado por pacientes atendidos no Hospital Santa Bárbara e que evoluírem para um quadro de baixa complexidade”, finalizou a prefeitura.
Santa Bárbara tem 75 casos positivos da doença, dos quais quatro pacientes morreram.