Natação
Murilo Sartori é chamado para período de treino em Portugal
Nadador de Americana foi convocado pela CBDA para o treinamento, mas participação depende de liberação da União Europeia
Por Rodrigo Alonso
27 de junho de 2020, às 08h30 • Última atualização em 30 de junho de 2021, às 18h22
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/esporte/esportes-da-regiao/murilo-sartori-e-chamado-para-periodo-de-treino-em-portugal-1243088/
O nadador americanense Murilo Sartori, de 18 anos, foi convocado pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) para um período de treinamento em Portugal.
O programa começa em julho e vai contar com esportistas de diferentes países. No entanto, a participação de atletas brasileiros ainda depende de liberação da União Europeia.
A CBDA e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) pretendem levar 32 atletas de esportes aquáticos para Portugal. Na natação, há uma estimativa de 22 representantes brasileiros, segundo a confederação.
A entidade convocou, inclusive, os quatro nadadores que formaram a equipe de revezamento 4×200 metros no Campeonato Mundial do ano passado – o País já está classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio nessa prova.
A confederação também selecionou um atleta reserva para esse quarteto, que, no caso, é Murilo. Ele ganhou a vaga por ter obtido o quinto melhor tempo do Brasil nos 200 m livre em 2019.
“Eu acho que é uma ótima oportunidade, já que as coisas aqui estão paradas. Então, ir para lá e poder treinar o quanto quiser, poder treinar na piscina sem problemas, ir para uma academia, acho que vai ser muito bom”, afirma.
Caso a viagem se concretize, o americanense terá a companhia de seu treinador, Fabio Cremonez, que também comanda a equipe Natação Americana.

De acordo com o técnico, a seleção seria dividida em dois grupos. Um deles viajaria em julho para Portugal, onde ficaria por 30 dias. O outro embarcaria em agosto e permaneceria por 21 dias no país europeu. Ainda não se sabe, porém, quais atletas comporiam cada grupo.
Fabio aponta que essa oportunidade surge como uma forma de motivação para Murilo, que, inicialmente, teria se desanimado com o adiamento das Olimpíadas para 2021.
“Outro fator é ele estar com a seleção. Muito provavelmente, a gente acredita que cerca de 80% dessa seleção estará presente nos Jogos do ano que vem. Estar trocando essa experiência, estar vivendo esse clima, eu acho importante”, afirma o treinador.
Fabio acredita que, como técnico, também poderia absorver novos conhecimentos durante o período em Portugal. “É importante para estar junto e também adquirir experiência, também poder trocar informações com os outros treinadores”, completa.
Indefinição
A União Europeia planeja reabrir suas fronteiras externas em 1º de julho, mas vai impedir a entrada de viajantes que vivem em locais onde a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está descontrolada. Pelos critérios estipulados, brasileiros provavelmente não poderão entrar nos países da União Europeia, o que inclui Portugal.