SEGUNDA DIVISÃO
Federação pretende iniciar a Bezinha em 18 de outubro
Data ainda depende de autorização do governo estadual; retomada dos treinos está prevista para dia 14 de setembro
Por Rodrigo Alonso
11 de agosto de 2020, às 16h42 • Última atualização em 12 de agosto de 2020, às 09h41
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/esporte/esportes-da-regiao/federacao-pretende-iniciar-a-bezinha-em-18-de-outubro-1280818/
A FPF (Federação Paulista de Futebol) pretende iniciar em 18 de outubro o Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, a popular Bezinha, equivalente à quarta divisão estadual. A definição da data, porém, ainda depende de autorização do governo de São Paulo.
A informação foi divulgada pela entidade nesta terça, em resposta ao LIBERAL, após videoconferência com clubes participantes. O Rio Branco esteve representado no encontro. O União Barbarense participou de outra reunião sobre o assunto, horas depois.
Segundo o diretor de futebol do Leão da 13, Clayton Vieira, a competição deve terminar entre os dias 16 e 20 de dezembro.
A federação também vai pedir autorização ao Centro de Contingência do Coronavírus para que as equipes possam retomar os treinamentos em 14 de setembro.

Conforme está previsto no Plano São Paulo, regiões nas fases vermelha e laranja não poderão receber partidas. Diante disso, a FPF vai custear o transporte e a hospedagem dos clubes mandantes que, por causa dessa restrição, não puderem atuar em suas sedes, se assim for solicitado pelas agremiações.
Atualmente, o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, do qual Americana e Santa Bárbara d’Oeste fazem parte, encontra-se na fase amarela.
No próximo dia 18, às 19h30, a Comissão Médica da federação e os médicos das equipes participantes vão se reunir virtualmente. O objetivo do encontro é elaborar os protocolos de readaptação física e de retomada gradual dos treinamentos.
Os times devem reconfirmar a participação até 21 de agosto. E, quatro dias depois, haverá um novo conselho técnico com os clubes inscritos.
A FPF também marcou para 8 de setembro o início dos testes de Covid-19, exames médicos, testes clínicos, físicos e fisiológicos. A realização dos procedimentos, no entanto, precisará ser autorizada pelo Centro de Contingência do Coronavírus.
A princípio, a Bezinha começaria em 18 de abril, mas os jogos foram adiados por causa da pandemia do novo coronavírus. A competição teria 26 rebaixados para a quinta divisão, que passaria a existir em 2021. Porém, devido à Covid-19, a federação decidiu abortar essa ideia.
Podcast Além da Capa
Depois de três semanas novamente na fase vermelha, Americana e região completaram um ciclo de duas semanas na fase laranja e, na última sexta-feira, avançaram à fase amarela do Plano São Paulo pela primeira vez. Esse episódio dá o tom do contexto local diante da etapa mais flexível vivida até agora desde o início da quarentena provocada pela pandemia do novo coronarívus (Covid-19).