25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Pets em idade avançada demandam exames periódicos em dia

Além de alimentação adequada, é fundamental o diagnóstico precoce de doenças como a insuficiência renal

Por Isabella Holouka

02 de setembro de 2020, às 11h11

Para garantir a qualidade de vida e a longevidade dos animais é preciso cuidado e atenção, especialmente quando eles atingem uma idade avançada.

Na maioria das vezes, os cães e gatos demandam uma alimentação de qualidade e adequada à fase da vida, além de exames periódicos em dia, visando o diagnóstico precoce de doenças.

A médica veterinária Patrícia Comelato, da Clínica Veterinária Univet, explica que um animal é considerado idoso quando já viveu três quartos da sua expectativa de vida.

Realização de exames visa o diagnóstico precoce de doenças – Foto: Imagem de Schwoaze por Pixabay

Um pincher, que vive de 15 a 18 anos em média, pode ser considerado idoso a partir de 11 anos, por exemplo. Já cães grandes e gigantes podem ser considerados idosos após completarem 7 anos.

Por sua vez, os gatos domiciliados, cuja expectativa de vida pode variar entre 15 e 20 anos, são considerados idosos por volta dos 10 anos de idade.

“A partir disso devemos ter mais atenção aos sinais. Uma doença silenciosa e que acomete cães e gatos nessa fase é a insuficiência renal, que se detectada em estágio inicial tem tratamento”, aponta Patrícia.

Para ajudar a identificar o problema, ela afirma que alguns sintomas da insuficiência renal são excesso de ingestão de água, urina sem cor e sem cheiro, vômitos esporádicos, falta de apetite e emagrecimento.

Para a detecção precoce deste problema, são indicados os exames de função renal e SDMA, considerado um biomarcador renal cuja dosagem precisa detecta a doença até 18 meses antes do aparecimento de qualquer sintoma.

Clínica Veterinária Univet
Rua Dom Pedro II, número 1855 – Nova Americana, Americana
(19) 3461-8259 / (19) 3645-8204 / (19) 99754-0102 (celular para emergência 24 horas)
univetveterinario@hotmail.com
www.univetclinica.com.br
Facebook/univetamericana
Instagram @univetamericana

Publicidade