ELEIÇÕES 2020
Rodaben abre mão de candidatura e declara apoio a Chico Sardelli
Presidente da câmara diz que seu partido não tem “condição financeira” de disputar a prefeitura
Por André Rossi
14 de setembro de 2020, às 18h01 • Última atualização em 16 de outubro de 2020, às 10h18
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/eleicoes-2020/rodaben-abre-mao-de-candidatura-e-declara-apoio-a-chico-sardelli-1308124/
O vereador e presidente da Câmara de Americana, Luiz Carlos Cezaretto, o Luiz da Rodaben (Cidadania), abriu mão de ser candidato a prefeito e declarou apoio ao ex-deputado estadual Chico Sardelli (PV), que é pré-candidato. A definição ocorreu durante a convenção do seu partido nesta segunda-feira (14).
Ao LIBERAL, Rodaben justificou que o investimento necessário para realizar uma campanha para disputar a prefeitura dificultaria o processo.

“É muito triste de falar, mas é condição financeira do partido nosso. Teria que investir muito e a gente acabou declinando por condição financeira. Não temos condição hoje, infelizmente. Com dor no coração porque temos muito para contribuir com Americana”, explicou Rodaben.
Já sobre o apoio para Chico, o vereador disse que vê no ex-deputado o candidato mais preparado para governar Americana. A convenção do PV ocorre nesta quarta-feira (16).
“É a pessoa mais preparada para ser prefeito de Americana. Pela experiência, pela idade, por tudo que tem feito na vida política. Achamos que é a pessoa mais preparada para isso”, afirmou Rodaben.
O Cidadania deve confirmar chapa completa de vereadores, com 29 candidatos, incluindo Rodaben, que agora vai tentar a reeleição.
Chico se disse feliz pelo apoio do Cidadania. Até o momento, o candidato a vice-prefeito ainda não foi escolhido. O nome sairá de um dos quatro partidos que compõem o grupo: PV, PSB, PL e Cidadania
“Em um grupo com bons nomes potenciais, é natural que surjam especulações, mas esta não é uma decisão pessoal. A escolha se dará em uma conversa entre os partidos que compõem essa aliança”, comentou Chico.
Negociações
Conforme revelado pelo LIBERAL no sábado (12), Rodaben chegou a negociar para ser o candidato a vice-prefeito da vereadora e candidata a prefeita, Maria Giovana (PDT). No entanto, não houve acordo entre as partes.
O vereador Welington Rezende (Patriota), que até então era pré-candidato a prefeito, acabou escolhido para ser o vice de Maria Giovana. Em entrevista ao LIBERAL no sábado, Rodaben disse que sua intenção era “caminhar junto com Welington”.
“O Welington acabou fechando com ela e eu estou aqui, quietinho. Não sei se fico lá ou em outro lugar. Com qualquer partido há condição de alinhamento, mas a situação de seguir junto com o Welington ficou mais difícil”, disse Rodaben.