Junto Vet
A importância da avaliação ultrassonográfica renal e urinária em pequenos animais
Exame é capaz de diagnosticar as principais doenças que podem acometer o trato urinário de cães e gatos
Por Redação
19 de outubro de 2020, às 15h12
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/pet/a-importancia-da-avaliacao-ultrassonografica-renal-e-urinaria-em-pequenos-animais-1339762/
O exame ultrassonográfico é a modalidade de diagnóstico por imagem mais escolhida pelos clínicos veterinários para a avaliação do trato urinário de pequenos animais.
É um exame rápido, indolor, preciso e acessível, capaz de diagnosticar a maioria das afecções no trato urinário, que se refere aos conjuntos de rins, ureteres, bexiga e uretra.
Devido à importância dos diagnósticos rápidos e precisos para o sucesso de qualquer tratamento, a doutora Fabiana Sicci del Lama, da Junto – Ultrassom Veterinário in Home, reuniu informações fundamentais sobre a avaliação ultrassonográfica renal.

“Nos rins dos pets podemos encontrar algumas doenças como cistos e pseudocistos renais, abcessos, neoplasias, cálculos, dilatação de pelve e hidronefrose por obstrução, vermes, alterações genéticas, alterações difusas, hemodinâmicas e vasculares. Nos ureteres e uretra podemos avaliar a presença de dilatação, cálculos, neoplasias e problemas genéticos”, afirma.
Ela cita como principais alterações observadas na bexiga dos pets as malformações, cistite, presença de cálculos, coágulos e células em seu conteúdo luminal, rupturas vesicais e neoplasias.
São muito comuns os achados de cistite, inflamações da parede da bexiga urinária e cálculos, e o ultrassom permite a visibilidade até mesmo dos que não se veem no raio x. Podem ser únicos ou múltiplos, de formatos e tamanhos variados.
“Na uretra podemos avaliar uma porção pequena abdominal pois na região pélvica, devido a presença de osso, é difícil a avaliação. As principais alterações em uretra são dilatações, cálculos, inflamações e neoplasias. Em cães machos podemos avaliar a uretra peniana, onde é muito comum encontrarmos cálculos”, alerta ainda.
A ultrassonografia também auxilia a coleta de urina por cistocentese, exame em que a urina é coletada diretamente na bexiga com uma agulha guiada pelo ultrassom. Trata-se do método mais asséptico para a realização do exame de cultura de urina, segundo a especialista.
Entre os preparos para o exame, Fabiana cita a importância de que o animal não urine nas duas horas que o antecedem, porque a avaliação da bexiga só é possível com presença de urina. “Avaliamos formato, distensão, paredes e conteúdo urinário”, explica.
“A ultrassonografia é um exame eficaz e indolor para avaliação do sistema urinário de pequenos animais, dando ao clínico um diagnóstico preciso e rápido, o que é de extrema importância para o sucesso do tratamento”, conclui.
Junto – Ultrassom Veterinário in Home
Dra Fabiana Sicci del Lama
Facebook: @juntoultrassomveterinarioinhome
19 99182-3043
contato@juntovet.com.br
juntovet.com.br