Filmes
Dez filmes que destacam o protagonismo feminino
Aproveite o mês de março para conhecer histórias de mulheres reais
Por Isabella Holouka
09 de março de 2021, às 07h52
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cultura/dez-filmes-que-destacam-o-protagonismo-feminino-1457359/
Mais do que entretenimento, os filmes podem ser uma maneira de conhecer temas com os quais não temos intimidade, além de agregar reflexões, emocionar e inspirar.
Por isso, no mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o LIBERAL destaca filmes em que o protagonismo feminino de mulheres reais é a força motriz das narrativas.
Nise – O coração da loucura (2015)
Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.
Onde: Youtube ou Google Play
As sufragistas (2015)
O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.
Onde: Youtube ou Google Play
Amelia (2009)
Desde sua primeira aventura na cadeira de piloto, a aviadora americana Amélia Earhart sente que está destinada a vencer grandes desafios. Com início em 1928, ela realiza marcos importantes, como diversos recordes de altitude e velocidade, e torna-se a primeira mulher a sobrevoar sozinha o Oceano Atlântico. Em 1937, Amélia se prepara para seu maior desafio: tornar-se a primeira mulher a dar a volta ao mundo pilotando um avião.
Onde: Disney+
Estrelas além do tempo (2016)
No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.
Onde: Telecine Play, Youtube ou Google Play
Unidas pela Vida (2013)
Quando Annie Parker descobre que está com câncer, mesma doença que provocou a morte de sua mãe e de sua irmã, ela perde o controle, e sua vida se torna um caos. Decidida a não desistir, ela conta com a ajuda de uma pesquisadora que está tentando provar que o câncer pode ser genético.
Onde: Globoplay
Malala (2015)
Retrato íntimo da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, que foi perseguida pelo Taliban e severamente ferida por um tiro quando voltava para casa em seu ônibus escolar no Paquistão. A menina, de então 15 anos, foi julgada por defender a educação para meninas, e o ataque a ela provocou protestos de simpatizantes em todo o mundo. Ela milagrosamente sobreviveu e agora é líder de uma campanha global para educação de meninas.
Youtube ou Google Play
A informante (2010)
Kathy Bolkovac (Rachel Weisz) é uma policial norte-americana que aceitou o trabalho de defensora da paz no período pós-guerra da Bósnia. Com o objetivo de ajudar a reconstruir o país, Kathy fica devastada ao descobrir a perigosa realidade de corrupção, encobrimento de fatos, conspiração de empresas privadas e multinacionais com diplomacias de duplo sentido.
Onde: Amazon prime, Youtube ou Google Play
Iris, uma vida de estilo (2014)
O documentário conta a história de Iris Apfel, uma mulher singular, e retrata seu entusiasmo pela moda e arte, que encara como um experimento na vida. Trata-se de um retrato sobre a criatividade, valores e trabalhos éticos durante a Grande Depressão e a importância de manter esses mesmos termos em um mundo repleto de glamour.
Onde: Netflix
A garota dinamarquesa (2015)
Na Copenhague de 1926, os artistas Einar e Gerda Wegener se casam. Gerda então decide vestir Einar de mulher para pintá-lo. Einar começa a mudar sua aparência, transformando-se em uma mulher, e passa a se chamar de Lili Elbe. Com o apoio, ainda que conturbado, da esposa, um Einar deprimido passa por uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história para tentar se transformar por completo em Lili e recuperar o gosto pela vida.
Onde: Netflix, Youtube ou Google Play
Persépolis (2007)
Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.
Onde: Primevideo