Pet
Latir ou miar demais: como melhorar o comportamento do seu pet?
A educadora canina Claudia Morais compartilha algumas dicas para aplicar no dia a dia e deixar a relação entre tutores e pets mais tranquila
Por Natália Velosa
24 de março de 2021, às 07h32
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/pet/latir-ou-miar-demais-como-melhorar-o-comportamento-do-seu-pet-1461552/

O erro mais comum quando seu animal de estimação late ou mia demais é repreender o animal no momento errado.
A avaliação é da educadora canina Claudia Morais. Segundo ela, o comportamento do cão, por exemplo, é reflexo e responsabilidade do tutor. Um animal pode ser mais trabalhoso que o outro, mas nada que paciência e persistência não resolvam.
Muitas vezes os pets latem ou miam para chamar a atenção do tutor.
Quando o tutor vai até eles para pedir que fiquem quietos, eles entendem que quando repetirem o som, o tutor vai voltar para dar atenção de novo. Não é necessário gritar, mas ter firmeza na voz.
“Uma dica para os cachorros é usar a palavra ‘quieto’. Quando falar ‘quieto’ em um tom sério e de imposição e o cão respeitar, você o elogia. Assim, ele vai associar que só tem a ganhar quando respeitar você e ouvir a nova palavra”, conclui.
O adestramento não é um trabalho de força, mas sim do psicológico do pet. “Mesmo para os tutores que reclamam da falta de tempo, o animal só precisa praticar cinco minutos por dia para dar resultado”. Confira cinco situações comuns e dicas de como resolvê-las.