Campinas
RMC aprova toque de recolher mais rígido das 20h às 5h
Em reunião, prefeitos da região aprovaram medida por unanimidade; antecipação de feriados e lockdown foram descartados neste momento
Por
19 de março de 2021, às 11h58 • Última atualização em 19 de março de 2021, às 12h26
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/campinas/rmc-aprova-toque-de-recolher-mais-rigido-das-20h-as-5h-1467714/
Todas as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) terão um toque de recolher mais rígido, diariamente das 20h às 5h, a partir de hoje (19), conforme vem sendo feito em Campinas desde a noite de ontem. Isso inclui Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, que formam a RPT (Região do Polo Têxtil).
A definição ocorreu em reunião entre os 20 prefeitos do bloco regional na manhã desta sexta-feira – parte dos representantes municipais esteve presencialmente na Prefeitura de Campinas, enquanto outros participaram à distância, por videoconferência.

Além disso, a maioria dos 20 prefeitos foi contra a antecipação de feriados e contra o lockdown regional neste momento.
A decisão levou em consideração ser preciso avaliar os dados das duas semanas epidemiológicas da fase emergencial do Plano São Paulo, criada para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A próxima reunião está marcada para quarta-feira, às 9h.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Em Campinas, a fiscalização do toque de recolher abordou motoristas que estavam na rua depois das 20h e aqueles que não comprovavam motivo emergencial para estarem em circulação, como trabalho em atividades essenciais, eram orientados a voltarem para suas casas.
Supermercados, padarias, lojas que vendem produtos animais e lojas de conveniência de Campinas tiveram que encerrar o atendimento presencial aos clientes às 20h. Os serviços de drive-thru também encerraram as atividades no mesmo horário. Apenas os serviços de delivery foram mantidos.
Sem lockdown
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), já havia descartado a adoção de um “lockdown clássico” e afirmado que a reunião não anunciaria “nada efetivo” em um primeiro momento.
A declaração aconteceu durante participação do chefe do Executivo em um fórum on-line promovido pela SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) na noite desta quinta-feira (18).
Sobre o lockdown, Dário disse que conversou com o prefeito de Ribeirão Preto sobre a experiência da cidade com a restrição, que teve início nesta semana.
O receio em aplicar a medida em Campinas envolve, entre outras coisas, a capacidade de garantir que os profissionais de saúde tenham como chegar nos hospitais, já que o transporte público seria afetado.