CORONAVÍRUS
Mais ágil que no Estado, vacinação em Americana tem 22% com 2ª dose
Prefeitura atribui números a planejamento e eficiência no agendamento e aplicação das vacinas
Por
13 de julho de 2021, às 07h34 • Última atualização em 13 de julho de 2021, às 08h20
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/mais-agil-que-no-estado-vacinacao-em-americana-tem-22-com-2a-dose-1562079/
Mais ágil que no Estado de São Paulo, a vacinação contra o coronavírus (Covid-19) em Americana já tem 22% da população imunizada com a segunda dose.
A prefeitura atribui os números ao planejamento e à eficiência no agendamento e aplicação das vacinas.
No estado, 15,89% da população completou o esquema de vacinação. Os números são desta segunda-feira (12), divulgados pelos órgãos públicos.

Segundo o Vacinômetro do Governo, em todo o Estado de São Paulo já foram aplicadas 29.027.768 doses, sendo 21.673.535 da primeira dose, 6.560.955 da segunda dose e 793.278 de dose única.
Em Americana, a prefeitura informa em seu site que aplicou 160.929 doses, sendo 119.528 com a primeira dose, 35.599 com a segunda dose e 5.802 com a dose única da Janssen.
O Executivo leva em conta a população de 187.230 habitantes e aponta que 63,84% já recebeu pelo menos uma dose e 22,11% completou o esquema vacinal.
Questionada pelo LIBERAL sobre os números, a prefeitura atribuiu a dois pontos.
“É fruto do planejamento e eficiência no agendamento e na aplicação das vacinas. A Secretaria de Saúde, vem trabalhando constantemente para aperfeiçoar o processo de aplicação das vacinas”.
Na região, enquanto vizinhos suspendem a campanha por falta de doses, Americana continua com a vacinação para 35 anos ou mais nesta terça-feira (13).
A campanha antecipou a data anunciada pelo Governo do Estado para a faixa etária.
A Vigilância Epidemiológica informou que o município pretende prosseguir com as antecipações, porém depende do recebimento de doses em quantidade suficiente.
“Por enquanto o município tem recebido doses regularmente, o que tem permitido manter o ritmo e, em alguns casos, até acelerar o processo“.
Sobre a adesão, a prefeitura diz que tem sido grande, semelhante à da população idosa. “O movimento tem sido de grande fluxo nos dois primeiros dias em que se abre nova faixa etária, depois ocorre uma redução gradual”.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Na região
A Prefeitura de Sumaré respondeu que tem conseguido se antecipar ao calendário estadual e considera que o andamento da campanha no município “tem superado a expectativa, com grande adesão dos moradores”.
Paula Mestriner, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa, diz que a cidade segue com a abertura de novas faixas etárias conforme a entrega de grade de vacinas.
“Atualmente, a média de vacinas diárias é em torno de 500 doses. Gostaríamos de receber muito mais vacinas para acelerar as aplicações”, disse.
As prefeituras de Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste também foram questionadas sobre o andamento da vacinação e se devem continuar antecipando o calendário estadual, mas não responderam.