Região
Três são presos com 1,5 mil rolos de cabos elétricos irregulares na RMC
Detenções ocorreram durante Operação Cabo Frio, deflagrada nas cidades de Americana, Valinhos, Limeira, Piracicaba e Campinas
Por
03 de dezembro de 2021, às 13h26 • Última atualização em 03 de dezembro de 2021, às 13h27
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/regiao/tres-sao-presos-com-15-mil-rolos-de-cabos-eletricos-irregulares-na-rmc-1670869/
Três homens foram presos nesta quarta-feira (1°) com 1,5 mil rolos de cabos irregulares. As detenções ocorreram durante a Operação Cabo Frio, deflagrada nas cidades de Americana, Valinhos, Limeira, Piracicaba e Campinas.

A operação teve como alvo fabricantes de cabos de energia em desacordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que podem causar incêndios, curtos-circuitos e choques elétricos
Os trabalhos policiais foram coordenados pela 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais), da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Campinas, após diversas denúncias sobre a confecção de cabos suspeitos.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Por meio de investigação, os policiais civis conseguiram identificar e localizar os empresários responsáveis pela fabricação dos fios irregulares. Os locais não foram divulgados até a publicação desta reportagem.
Nos estabelecimentos, os policiais encontraram grande quantidade de cabos elétricos. Eles foram testados e foi constatado que quase a totalidade dos fios exibia resistência muito superior à permitida pela ABNT, podendo desse modo causar superaquecimento e incêndios. Os produtos também estavam fora dos padrões estabelecidos pelo Inmetro.
Diante dos fatos, 1.500 rolos de cabos elétricos e 25 bobinas de bitolas diversas foram apreendidos por apresentarem irregularidades e três proprietários de fabricantes presos em flagrante.
Eles foram autuados por crime contra as relações de consumo e depois encaminhados à cadeia para permanecerem à disposição da Justiça.