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Yamaha

Fluo 125 chega para avançar no mercado nacional de scooters

Yamaha aposta no custo-benefício e nos recursos de tecnologia e conforto de sua nova motocicleta

Por Eduardo Rocha / Auto Press

19 de março de 2022, às 10h04

A estratégia da Yamaha no Brasil tem sido cirúrgica. Já há algum tempo a fabricante japonesa direciona suas apostas para segmentos específicos e modelos capazes de oferecer retorno em volume, lucratividade e imagem. Foi com essa política que a marca fez sua participação crescer de forma progressiva dos 11,7% de 2015 até os 17,6% do ano passado. Já no 1º bimestre de 2022, essa fatia de mercado subiu para 19,1%.

Nesse contexto, o lançamento da pequena Fluo tem toda a lógica, pois o mercado de scooters vem crescendo de forma avassaladora. A participação simplesmente triplicou entre 2015 e 2021, passando de 3% para 9% das vendas totais de motocicletas, com as scooters de baixa cilindrada respondendo por 92,6% das vendas – sendo uma em cada três da Yamaha.

A nova scooter pequena chega para ocupar uma posição intermediária na linha da Yamaha: traz a motorização semelhante à da Neo 125 (tem 0,3 cv a menos) com diversos recursos de tecnologia e conforto da NMax 160.

O preço também fica numa média ponderada: R$ 13.390, ou R$ 2.100 a mais que a Neo e R$ 3.200 a menos que a NMax – valores sem frete incluído.
O modelo de 98 kg a seco (102 kg em ordem de marcha) tem motor monocilíndrico, a gasolina, refrigerado a ar e óleo, que rende 9,5 cv a 8 mil giros e 1,0 kgfm a 5.500 rpm. Este propulsor recebe um sistema start-stop que consegue diferenciar uma parada de semáforo de outra durante manobras.

No primeiro caso, ele desliga o motor em 1,5 segundo, enquanto na segunda situação o motor se mantém em marcha por até 5 segundos. A scooter conta ainda com chave presencial para travas e ignição, tomada de 12 V, ABS na roda dianteira, farol em led e painel digital em tela de LCD. Sob o banco, há um espaço de armazenagem de 25 litros, capaz de acomodar um capacete fechado simples.

A Yamaha não informou sobre projeções de vendas da Fluo, mas posiciona o modelo para confrontar tanto a Honda Biz 125 quando a Honda PCX de entrada. Se o embate se confirmar, a Fluo entra em uma briga que envolve vendas em torno de 12 mil unidades mensais.

O modelo chega às concessionárias no início de abril em três cores clássicas: azul metálico (Racing Blue) preto sólido (Midnight Black) e branco sólido (Branco Cristal). A garantia da nova motocicleta é de quatro anos.

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