25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cidades

Hortolândia anuncia medidas para prevenir ataques às escolas

Entre as ações estão a implantação de câmeras de segurança, contratação de vigias e intensificação da ronda escolar

Por Thiago Vieira

12 de abril de 2023, às 08h02 • Última atualização em 12 de abril de 2023, às 09h35

Atualmente a cidade conta com 60 escolas municipais, que devem receber de imediato uma intensificação na ronda escola - Foto: Prefeitura de Hortolândia

Hortolândia anunciou na tarde desta terça-feira (11) medidas de segurança para prevenir e combater possíveis ataques em escolas municipais. Entre as medidas anunciadas, estão a licitação para implantação de câmeras de segurança, contratação de vigias nas unidades e intensificação da ronda escolar pela GM (Guarda Municipal).

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O anúncio aconteceu após os ataques registrados no país e diversas ameaças circulando nas redes sociais de possíveis ataques em escolas de Hortolândia e de outras cidades da região.

Atualmente a cidade conta com 60 escolas municipais, que devem receber de imediato uma intensificação na ronda escolar da GM. Segundo a prefeitura, a ronda acontecerá em regime de rodízio, nos horários de entrada e saída dos alunos. Além disso, também haverá ronda no entorno das escolas durante o dia. Já em processo de contratação, a guarda irá ter o efetivo ampliado em 30 guardas.

Outra medida é a contratação de vigias para auxiliarem na segurança das escolas, porém a administração aguarda recursos estaduais e federais para iniciar a contratação.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Ao LIBERAL, o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, disse que é contra o uso de segurança armada dentro das unidades de educação. “Nós entendemos que isso é um problema de segurança pública e a escola é mais uma vítima disso, vamos fortalecer o poder de polícia fora da escola, mas dentro da escola, nosso posicionamento é um espaço de educação”, explicou.

A prefeitura também anunciou que irá realizar uma licitação para instalar câmeras de segurança nas escolas municipais, que serão interligados à Central de Monitoramento e as famílias poderão ter acesso às imagens por um aplicativo de celular.

Medidas na região

Nesta terça-feira, as prefeituras das cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) e o governo do Estado anunciaram novas medidas de segurança para evitar ataques nas escolas da rede municipal.

Veja abaixo as principais:

AMERICANA

  • Vigilância armada nas escolas municipais
  • Convocação de quatro psicólogos aprovados em concurso
  • Ampliação em 50% do patrulhamento escolar
  • Início do botão do pânico amanhã
  • Noções básicas de defesa pessoal para profissionais da educação

SANTA BÁRBARA

NOVA ODESSA

SUMARÉ

  • Instalação de câmeras de reconhecimento facial nas unidades municipais
  • Intensificação do controle de acesso às escolas da rede municipal

HORTOLÂNDIA

ESTADO

  • Segundo a Secretaria da Educação, a presença de PMs no apoio de segurança às escolas é uma das medidas em estudo, consultada por meio de questionários com a comunidade escolar, para que nada seja imposto
  • Em andamento a contratação de 150 mil horas de atendimento profissional no programa Psicólogos na Educação, que oferece suporte psicológico para orientar as equipes escolares e estudantes. O serviço, que já era oferecido na rede estadual de forma online, passará a ser presencial

Publicidade