25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Revista L - Pets

Pets obesos: problema cada vez mais comum

Animais ficam felizes com guloseimas compartilhadas, mas essa prática que parece inofensiva representa perigo; tutores precisam ter responsabilidade

Por Redação

20 de abril de 2023, às 11h20 • Última atualização em 24 de abril de 2023, às 14h24

Flávia Semeghini Urso é farmacêutica e fundadora da Amor ao Bicho Farmácia de Manipulação Veterinária - Foto: Arquivo Pessoal

Nossos pets amam os alimentos que nós, humanos, estamos acostumados a comer. Chegam a fazer carinha de vontade, implorando por um pedacinho.

Se você já passou por isso, sabe como é difícil resistir e não compartilhar com ele aquilo que está comendo. Por trás dessa prática aparentemente inofensiva, se esconde um importante perigo para a saúde do seu amigão.

Associações em diversos países já apontam a obesidade como ameaça número 1 à saúde de animais de estimação. Nos Estados Unidos, estima-se que até 59% dos cães e gatos estão acima do peso, tornando a obesidade um dos distúrbios médicos mais comuns identificados na prática veterinária.

Mas a obesidade de animais de estimação é realmente um distúrbio médico? “Sim, pois além de encurtar a expectativa de vida de seu animal de estimação, diminui significativamente sua qualidade de vida, mesmo que ele aparentemente fique muito feliz em petiscar a sua comida”, responde Flávia Semeghini Urso, farmacêutica fundadora da Amor ao Bicho Farmácia de Manipulação Veterinária.

“O que pode parecer uns quilinhos a mais, na realidade tende a ser a porta de entrada para diversos problemas de saúde que o seu animal terá que enfrentar”, destaca a farmacêutica especialista em farmacologia, dietoterapia e medicina nutracêutica. Como o peso saudável não pode ser determinado apenas por um número, a melhor maneira de descobrir a condição corporal ideal para o animalzinho é consultando um veterinário. O profissional avaliará a faixa de peso apropriada, além de fornecer recomendações visando alimentação balanceada e nutritiva e uma rotina de exercícios.

“Os animais não são capazes de fazer escolhas alimentares para atingir ou manter um peso saudável. Como tutores, somos responsáveis por fazer essas escolhas para eles. É recomendável que se inclua a medição da quantidade de comida, a limitação das guloseimas, o aumento dos exercícios diários e a utilização de elogios, brincadeiras e outras recompensas pelo bom comportamento”, finaliza. 

Amor ao Bicho Farmácia de Manipulação Veterinária

  • Endereço: Rua Uruguai, número 504 – Frezzarin, Americana
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. Sábado das 9h às 13h.
  • Site: www.amoraobicho.com.br
  • Telefones: (19) 3648-2979 / (19) 3648-2759
  • WhatsApp: (19) 99195-3794 / (19) 99511-7907
  • Facebook: /farmaciaamoraobicho
  • Instagram: @amoraobichofarma

Conteúdo patrocinado produzido pelo LIBERAL sob demanda para clientes. Entre em contato pelo comercial@liberal.com.br ou no WhatsApp (19) 99708-8831.

Publicidade