Queimaduras
Homem que teve 50% do corpo queimado em Santa Bárbara consegue vaga em hospital
Transferência para unidade especializada será feita após descumprimento de duas decisões liminares
Por Thiago Vieira
03 de maio de 2023, às 18h23 • Última atualização em 04 de maio de 2023, às 09h59
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/s-barbara/homem-que-teve-50-queimado-em-santa-barbara-consegue-vaga-em-hospital-1949656/
A Secretaria de Estado da Saúde informou que o auxiliar de serviços gerais Higor Francisco, de 26 anos, será transferido para o tratamento especializado em queimaduras no Hospital Irmãos Penteado, em Campinas. O jovem aguardava há seis dias pela vaga e a transferência deve ocorrer após descumprimento de duas liminares judiciais.

Higor sofreu um acidente na última quinta-feira (27), enquanto tentava acender uma churrasqueira de tacho, no Jardim São Fernando, em Santa Bárbara. Na ocasião o jovem teve 50% do corpo queimado, ele foi encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa da Misericórdia de Santa Bárbara, onde ficou internado, mas a unidade não é a adequada para o tratamento de queimaduras graves.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
A irmã da vítima, Beatriz Francisco, de 27 anos, contou que a família estava desesperada para que Higor tivesse o tratamento adequado.
“Ontem fomos visitar o meu irmão e ele estava com a saturação baixa. É uma falta de respeito esta demora, imagina o desespero da minha mãe, a gente está implorando por ajuda, a gente não está pedindo dinheiro, estamos pedindo socorro”, disse ao LIBERAL.
A Prefeitura de Santa Bárbara informou no início da noite desta quarta-feira que Higor seguia na UTI da Santa Casa. Ele seria transferido assim que apresentasse quadro de saúde estabilizado para a mudança de local.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
Liminar
O Estado de São Paulo viablizou a transferência após descumprir duas decisões liminares. A primeira foi expedida no último domingo (30) e deu 24 horas para que o Estado realizasse a transferência de Higor.
Após o descumprimento da decisão, a Justiça de Santa Bárbara expediu outra ordem, na qual dava até 17h desta terça-feira (2) para a transferência, o que também não ocorreu.
A advogada da família entrou nesta quarta-feira (3) com uma ação de improbidade administrativa contra a administração estadual, para apuração do crime de desobediência à decisão judicial.