Turismo
Parque aquático em Sorocaba terá praia artificial e maior toboágua do mundo
Previsão é que as obras comecem no segundo semestre desse ano, com término estimado para até o fim de 2025
Por Thayana Alvarenga - Melhores Destinos
21 de maio de 2023, às 10h57 • Última atualização em 21 de maio de 2023, às 11h07
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/turismo/parque-aquatico-em-sorocaba-tera-praia-artificial-e-maior-toboagua-do-mundo-1958079/
O Estado de São Paulo ganhará mais um parque aquático – e de águas termais! Com uma área total de 120 mil metros quadrados e investimento de R$ 170 milhões, o Acqua Thermas Park promete figurar entre os principais complexos de lazer do Brasil. O novo empreendimento será próximo da Capital e deve contar com várias atrações legais para curtir em família ou com amigos, entre elas uma praia artificial e até um toboágua considerado o maior do mundo.
O novo parque aquático de águas termais será construído pela iniciativa privada na cidade de Sorocaba. A propriedade conta com uma área de 120 mil metros quadrados e o projeto está sendo desenvolvido com a ajuda da iniciativa privada. A previsão é que as obras comecem no segundo semestre desse ano, com término estimado para até o fim de 2025.
O local escolhido fica na região da chamada rota “Caminhos da Marquesa”, que já abriga pontos turísticos na região de Brigadeiro Tobias, na zona leste da cidade. O acesso pode ser feito facilmente pelas rodovias Castello Branco (SP-280) e Raposo Tavares (SP-270).
Segundo o anúncio feito pela prefeitura de Sorocaba, o local terá uma praia artificial de 3 mil metros quadrados e mais de 10 toboáguas, entre eles o “maior toboágua do mundo” na atualidade com uma queda de 60 metros de altura, o equivalente a um prédio de 21 andares. Para efeito de comparação, o Insano do Beach Park tem 41 metros. O posto de maior toboágua do mundo pertence a outro brasileiro, o Kilimanjaro, do parque Aldeia das Águas, entrou para o Guinness Book com 49,9 metros de altura.
Além disso, o complexo aquático terá área kids, espaço radical, simulação de surfe, bar molhado, rio lento, piscina de ondas, restaurantes, espelho d’água, tirolesa, área de arvorismo, ofurôs e estacionamento para 1.200 veículos.
O parque também contará com infraestrutura completa de resort, com 120 acomodações na primeira etapa, devendo ampliar futuramente. Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2025, a estimativa é de que o parque aquático receba 150 mil visitantes por mês.
Parques aquáticos no Brasil
O Acqua Thermas Park chega para figurar ao lado de outros grandes parques aquáticos existentes no Brasil. Atualmente, os mais visitados são o Thermas Acqualinda (Andradina) e o Thermas dos Laranjais (Olímpia), ambos localizados no interior de São Paulo. Outros que aparecem entre os grandes são o Hot Beach, de Olímpia, o Hot Park, de Rio Quente, e o Beach Park, de Fortaleza.
Compare o tamanho dos parques (por área total):
Acqualinda: 371 mil m²
Thermas dos Laranjais: 300 mil m²
Acqua Thermas Park: 120 mil m²
Hot Beach: 90 mil m²
Hot Park: 55 mil m²
Beach Park: 20 mil m²
