Isolamento em queda
Apesar feriado prolongado, taxa de isolamento no Estado cai para 48%
Índice está bem abaixo do que as autoridades de saúde do Estado consideram como ideal para desacelerar o contágio do coronavírus
Por Agência Estado
23 de maio de 2020, às 17h48 • Última atualização em 23 de maio de 2020, às 18h24
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/brasil-e-mundo/brasil/com-feriado-prolongado-taxa-de-isolamento-no-estado-cai-para-48-1214433/
Mesmo com feriado prolongado nos dias anteriores e ponto facultativo na cidade de São Paulo, o índice de isolamento social no Estado caiu nesta sexta-feira para 48%, atingindo a menor taxa dos últimos três dias, segundo dados divulgados na tarde deste sábado pelo governo estadual.
Na capital, o índice foi levemente maior que o do Estado (49%), mas também caiu em relação aos dias anteriores.

Na quarta e quinta-feira, feriados antecipados de Corpus Christi e Consciência Negra na capital, a taxa de isolamento no Estado ficou em 49% em ambos os dias. Já na capital, os índices registrados foram de 51% e 52%, respectivamente.
As estatísticas divulgadas pelo governo estadual são do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), que utiliza dados de telefonia móvel para medir o deslocamento dos cidadãos.
Os índices ainda estão bem abaixo do que as autoridades de saúde do Estado consideram como ideal para desacelerar a pandemia de coronavírus: 70%.
Na próxima semana, após o feriadão, Prefeitura e governo do Estado devem anunciar as mudanças da atual quarentena, que acaba no dia 31.
Antes disso, como nova tentativa de reduzir o deslocamento, o Estado de São Paulo também terá um feriado antecipado: a celebração da Revolução Constitucionalista de 1932 foi adiantado do dia 9 de Julho para a próxima segunda-feira também na tentativa de diminuir o deslocamento dos paulistas, reduzir o número de infecções e desafogar os hospitais públicos, já próximos do limite.