Coronavírus
Ministério da Saúde confirma 2º caso de coronavírus no Brasil
O paciente mora na capital paulista e esteve na Itália
Por Agência Brasil
29 de fevereiro de 2020, às 18h04 • Última atualização em 01 de março de 2020, às 08h45
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/brasil-e-mundo/brasil/ministerio-da-saude-confirma-2o-caso-de-coronavirus-no-brasil-1157530/
O Ministério da Saúde confirmou um novo caso de coronavírus no Brasil, o segundo até o momento. O paciente mora na capital paulista e esteve na Itália.
A pasta foi notificada neste sábado (29) pela Secretaria de Saúde de São Paulo. “Não há evidências de circulação do vírus em território nacional”, alertou o Ministério da Saúde. Segundo o órgão, mais informações sobre o caso serão divulgadas ainda hoje.
O primeiro caso trata-se de um homem de 61 anos, também da cidade de São Paulo, que esteve na Itália recentemente.
Até o momento, o Ministério da Saúde informa que 182 casos suspeitos de coronavírus são monitorados no País. Na sexta-feira (28), Americana descartou a possibilidade de um caso da doença na cidade.
Mudança
Mais cedo, o ministério informou também hoje que vai alterar o fluxo de notificação dos casos suspeitos do novo coronavírus a partir da próxima segunda-feira (2). Com a mudança, a pasta vai deixar de centralizar as informações e passar a considerar integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta.
Segundo o ministério, o novo fluxo foi acordado com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A pasta informou ainda que as equipes dos ministérios vem treinando os estados, ao longo das últimas semanas, para consolidar os dados sobre notificação de casos suspeitos.
Vacinação contra gripe
Em função do risco de surto de coronavírus, o Ministério da Saúde informou nesta quinta que vai antecipar a campanha de vacinação contra a gripe neste ano. Programada inicialmente para ocorrer em abril, a imunização agora começa já no dia 23 de março.
Dicas de prevenção
- Cubra a boca e nariz ao tossir ou espirrar,
- Utilize lenço descartável para higiene nasal,
- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca,
- Não compartilhe objetos de uso pessoal,
- Limpe regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado,
- Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão.