ÁGUA
Abastecimento de água é retomado após realização de obras do DAE de Americana
DAE concluiu interligação de nova captação de água no horário previsto; obra interrompeu completamente o abastecimento nesta terça-feira
Por André Rossi
06 de outubro de 2020, às 20h17 • Última atualização em 06 de outubro de 2020, às 21h55
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/abastecimento-de-agua-e-retomado-apos-obras-do-dae-de-americana-1329435/
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana concluiu nesta terça-feira (6), às 18 horas, o serviço de interligação da nova captação de água bruta do Rio Piracicaba.
Para realizar a obra, foi necessário interromper totalmente o abastecimento de água da cidade desde as 6 horas. O bombeamento seria retomado a partir das 20 horas desta terça.

O superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenes Zappia, explicou na última sexta-feira (2) que após a conclusão da interligação, o prazo para normalização da distribuição de água é de até 48 horas.
Atualmente, o mecanismo de captação de água do Rio Piracicaba é apenas uma “tomada” direta no rio, que puxa água para a estação. Quando o nível do rio está baixo, a captação fica comprometida.
Além disso, a atual estrutura está em situação precária. A refrigeração dos painéis elétricos, responsáveis por manter as bombas em funcionamento, é feita, basicamente, por um ventilador de chão.
A obra desta terça-feira serviu para conectar as estações. A antiga estrutura será reformada para ficar como uma “reserva de emergência”.
Haverá um período de testes do sistema de captação e das comportas até a entrega definitiva da obra, o que deve acontecer em até 45 dias.
“Com a interligação, podemos dar peso na unidade e a parte elétrica vai permitir que os equipamentos possam ser testados com energia elétrica. Tudo tem que ser feito com muita segurança para entrar em operação”, detalhou Zappia.
Outras obras
Também nesta terça-feira, o DAE realizou uma série de serviços para aproveitar a interrupção do abastecimento. Mais de 100 funcionários estarão envolvidos no que o superintendente classificou como a maior ação hidráulica da história da cidade.
A única que ainda estava em andamento até a publicação desta matéria foi era a manutenção na rede da Avenida Lírio Corrêa. As demais já estavam concluídas.
São elas: interligação dos reservatórios R12 (Jardim Brasil) e R13 (Letônia), serviços na nova adutora para melhorar a capacidade de abastecimento no Pós-Anhanguera e, por fim, manutenções na bomba da captação antiga e nos registros da nova interligação.