25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CORONAVÍRUS

Americana anuncia imunização de adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades

Município recebeu 852 doses para o vacinar menores de 18 anos; agendamento foi aberto no site da prefeitura

Por

17 de agosto de 2021, às 17h02 • Última atualização em 17 de agosto de 2021, às 18h38

Prefeitura aguarda mais doses para adolescentes para ampliar campanha para novo grupo – Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana

A Secretaria de Saúde de Americana começa nesta quarta-feira (18) a vacinar contra o coronavírus (Covid-19) adolescentes com comorbidade, gestantes ou puérperas e deficientes permanentes, com idade entre 12 e 17 anos. A prefeitura havia aberto a vacinação da o público de 16 e 17 anos, mas ampliou a faixa etária para 12 anos no fim da tarde desta terça.

O agendamento para esse grupo já está disponível pelo site da pasta, clicando aqui. O município recebeu 852 doses de vacinas específicas para esse público na segunda-feira (16).

No ato da vacinação, os menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis e apresentar CPF ou Cartão SUS, a carteira de vacinação e um comprovante de endereço em nome dos pais ou seus responsáveis legais.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Na ausência de um responsável presencialmente, o adolescente deverá levar um termo de consentimento preenchido e assinado pelo responsável legal. Para obter o termo, ele deverá procurar uma unidade básica de saúde ou acessar o site Secretaria de Saúde.

A comprovação das comorbidades deverá ser feita com receitas, relatórios médicos e laudos. Os pais (ou responsáveis) deverão assinar um termo comprovando a veracidade. Com exceção das receitas, os documentos ficarão retidos nos postos de vacinação.

Nesta quarta-feira (18) o esquema vacinal será o seguinte:

Além dos adolescentes, receberão a primeira dose: pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, profissionais da Educação e portadores de deficiência permanente, todos com 18 anos ou mais; e moradores com 18 anos ou mais.

A segunda dose está sendo aplicada na população em geral, de acordo com o prazo determinado pelo imunizante recebido na primeira aplicação, conforme anotação no cartão de vacinação.

Americana é a terceira cidade da RPT (Região do Polo Têxtil) a anunciar o início da imunização dos adolescentes, atrás de Sumaré e Santa Bárbara d’ Oeste.

O município começou a vacinar os maiores de 18 anos na semana passada, quanto também ultrapassou a marca de 90% da população adulta de Americana imunizada com ao menos uma dose.

Os três municípios da região começam a aplicar doses nos adolescentes com comorbidades nesta quarta-feira, o que também deve acontecer em Nova Odessa, seguindo calendário estadual.

Hortolândia ainda está nos primeiros dias de aplicação de doses dos maiores de 18 anos e deve atrasa o início da imunização dos adolescentes.

Publicidade