CORONAVÍRUS
Americana apura nova suspeita de coronavírus
Paciente, que mora na cidade, esteve na França e apresentou sintomas como febre, tosse e dor muscular; primeiro teste deu negativo
Por João Colosalle
02 de março de 2020, às 15h20 • Última atualização em 02 de março de 2020, às 15h57
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/americana-apura-nova-suspeita-de-coronavirus-em-moradora-1158070/
A Secretaria de Saúde de Americana informou na tarde desta segunda-feira (2) que foi notificada sobre um caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19). A paciente é uma mulher de 40 anos que mora em Americana, esteve na Europa recentemente e está com quadro de saúde estável. O primeiro teste deu resultado negativo.
De acordo com informação da secretaria, a Vigilância Epidemiológica da cidade foi notificada pelo Hospital Vera Cruz, de Campinas.
“Segundo consta na ficha de notificação, a paciente começou a apresentar febre, tosse, coriza e dor muscular no dia 25 de fevereiro. Ela esteve na França, em Paris, entre os dias 9 e 15 de fevereiro e teria retornado ao Brasil no dia 16 do mesmo mês”, informou a secretaria.
Segundo a pasta, o Hospital Vera Cruz realizou exame para coronavírus cujo resultado foi negativo, porém o material colhido foi também enviado ao laboratório de referência, Instituto Adolfo Lutz, para uma contraprova. De acordo com a Vigilância, a paciente está com quadro de saúde estável e permanece em isolamento domiciliar.
Outro caso
Americana já registrou outro caso suspeito de coronavírus em 31 de janeiro deste ano, em uma criança de apenas 3 anos, que havia voltado de viagem à China. No entanto, seis dias depois, no dia 5 de fevereiro, um exame descartou a doença no paciente em questão.
Na última quinta-feira (27), houve a possibilidade de um novo caso suspeito, el relação a uma mulher de 46 anos que teve contato com uma pessoa que havia viajado à Itália recentemente. Porém, nesta ocorrência, o caso nem sequer chegou a ser tratado com suspeito, sendo descartado logo no dia seguinte.
Até o momento, existem dois casos confirmados de coronavírus no Brasil, sendo os dois de moradores de São Paulo que viajaram para a Itália recentemente.
Além da Capa, o podcast do LIBERAL
A procura cada vez mais da população por clínicas populares e prestadores de serviços na área da saúde, em função de preços mais acessíveis, é o tema da edição desta semana do podcast “Além da Capa”. Ouça:
{{1}}