Covid-19
Americana espera aplicar 2ª dose em toda população adulta até novembro
Até esta quinta-feira, quando balanço pedido pelo LIBERAL foi enviado por faixa etária, mais de 176 mil moradores adultos estavam vacinados
Por Pedro Heiderich
21 de agosto de 2021, às 08h55 • Última atualização em 21 de agosto de 2021, às 10h00
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/americana-espera-aplicar-2a-dose-em-toda-populacao-adulta-ate-novembro-1594920/

A Prefeitura de Americana estima finalizar a vacinação contra o coronavírus (Covid-19), com a aplicação da segunda dose, em todos os adultos até o final de novembro.
Segundo o Executivo, respondendo a questionamentos do LIBERAL, restam cerca de dez mil moradores da faixa etária de maiores de 18 anos para tomar a 1ª dose da vacina.
Nesta semana, a prefeitura revelou que a expectativa é de que metade da população adulta tenha completado o esquema vacinal em setembro, quando a faixa etária se aproximava de atingir 40% de imunizados com as duas doses. Em 13 de agosto, Americana ultrapassou a marca de 90% dos adultos que tomaram ao menos uma dose da vacina.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
A população acima de 18 anos de Americana, estimada em 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 187 mil habitantes.
Até quinta-feira (19), quando o balanço foi enviado por faixa etária, mais de 134 mil moradores adultos foram vacinados.
A faixa etária que mais recebeu doses foi a de 60 a 69 anos, com mais de 28 mil imunizantes aplicados, seguida de 20 a 29 anos e 30 a 39 anos, ambas com mais de 23 mil vacinados cada.
Além dos 134 mil moradores por faixa etária, há ainda mais de 42 mil vacinados de outros grupos: portadores de comorbidades, profissionais da Educação e de saúde, residentes e profissionais de asilo e afins, gestantes/puérperas, deficientes, profissionais de forças de segurança.
Somando os dois grupos, são mais de 176 mil imunizados com a 1ª dose contra a Covid-19 na cidade.
“Portanto, restam 10.355 mil pessoas para tomarem a vacina. Porém, como é sabido que muitos residentes tomaram em outros locais, é possível que a quantidade restante seja inferior a este número”, detalha o Executivo.
A Vigilância Epidemiológica de Americana explicou que os valores das faixas etárias são aproximados, já que a somatória é feita no dia, contemplando a idade de referência ou mais.
A vacina mais aplicada na primeira dose, segundo a pasta, é a CoronaVac, seguida da AstraZeneca.
Filosofias do cotidiano no blog da Alessandra Olivato.
A Vigilância Epidemiológica tem feito buscas ativas por telefone para buscar os faltosos da segunda dose.
Os termos de recusa à vacina, para quem não quiser tomar algum imunizante específico, subiram de 32 no mês passado para 45 no balanço enviado ao LIBERAL.
Adolescentes com comorbidades, deficiência permanente ou grávidas e puérperas de 12 a 17 anos passaram a receber a primeira dose nesta quarta (18) em Americana. A imunização do grupo continua na semana que vem. Neste sábado (21), haverá vacinação para os maiores de 18 anos.