25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CONFIRMADO

Americana tem primeira morte por febre maculosa neste ano

Moradora de 58 anos teria contraído a doença em Limeira, numa chácara; outros oito casos estão em investigação, mas sem mortes

Por Rodrigo Alonso

16 de junho de 2023, às 14h05 • Última atualização em 16 de junho de 2023, às 15h12

Informação foi revelada pelo coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental da prefeitura, Antonio Jorge da Silva Gomes, durante o programa Liberal no Ar, da Rádio Clube - Foto: Rodrigo Alonso / Liberal

Warning: Undefined array key "id" in /var/www/clients/client28/web170/web/site/wp-content/themes/liberal/functions/media.php on line 275

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta sexta-feira (16) a morte de uma moradora de Americana de 58 anos por febre maculosa. A mulher teria contraído a doença em Limeira, numa chácara.

Ela é a primeira vítima de febre maculosa na cidade neste ano. Há outros nove casos em investigação, mas nenhum dos possíveis infectados morreu.

As informações foram divulgadas pelo coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental da prefeitura, Antonio Jorge da Silva Gomes, durante participação no programa Liberal no Ar, da Rádio Clube (AM 580).

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Segundo ele, ao todo, a prefeitura recebeu 19 notificações de suspeita de febre maculosa neste ano, mas nove casos já foram descartados após realização de exame.

Somente a mulher de 58 anos morreu. Ela foi a óbito no último dia 8. No dia 4, a moradora começou a apresentar sintomas que evoluíram, como febre, dor de cabeça, náusea, vômito, dores musculares e prostração geral.

No dia 7, ela procurou atendimento médico no PA (Pronto Atendimento) do Zanaga e acabou transferida para o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, onde faleceu, segundo a prefeitura.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

O registro ocorre em meio a um temor por conta da morte de quatro pessoas que estiveram na recentemente na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, no distrito de Joaquim Egídio, área com risco de transmissão da febre maculosa.

Três delas marcaram presença na festa “Feijoada do Rosa”, no dia 27 de maio. Havia cerca de 3,5 mil pessoas no local, entre elas moradores de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e região. A quarta vítima esteve na fazenda em outra festa, no dia 3 de junho.

Confira como se dá a transmissão de febre maculosa – Foto: Editoria de arte / O Liberal

A Fazenda Santa Margarida informou em nota, na última quarta, que lamenta o ocorrido e que, diante dos últimos acontecimentos e buscando maneiras de viabilizar e estruturar medidas de adequação necessárias, permanecerá fechada por 30 dias.

Dados

A última vez que Americana tinha registrado uma morte por febre maculosa tinha sido em novembro de 2022, ano em que o município contabilizou, ao todo, três óbitos.

Show more

Conforme o LIBERAL noticiou, entre 2018 e 2022, a cidade teve 24 casos confirmados, dos quais 19 resultaram em óbito, o que corresponde a 80% dos infectados.

Leia mais sobre o assunto:

Publicidade