Clima
Americana tem temperatura recorde e calor deve continuar na semana que vem
Município registrou temperatura de 40°C na quinta-feira, a maior observada na cidade desde 2015
Por Heitor Carvalho
02 de outubro de 2020, às 19h05 • Última atualização em 03 de outubro de 2020, às 08h03
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/americana-tem-temperatura-recorde-e-calor-deve-continuar-na-semana-que-vem-1326503/
A temperatura na cidade de Americana bateu um recorde histórico na quinta-feira (1º). Os termômetros chegaram aos 40°C, segundo dados da estação local do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), localizada na Vila Louricilda.
A temperatura registrada foi a maior desde que as medições começaram a ser feitas no município, em 2015. Nesta sexta-feira (2) foi registrada uma máxima de 39,3°C, às 14h40.

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas), da Unicamp, o calor deve diminuir no final de semana, mas voltará com a mesma intensidade na semana que vem.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já havia emitido um alerta de que a temperatura em boa parte do interior paulista e do território sul-matogrossensse estaria 5°C acima da média por um período de três a cinco dias.
Umidade
A umidade relativa do ar chegou a uma mínima de 15,6% na cidade na quinta-feira e a 16,6% nesta sexta. A combinação de tempo seco e quente impõe desafios ao corpo e reflete na saúde.
De acordo com o Cepagri, a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que, entre 12% e 20%, uma localidade já está em estado de alerta. As orientações para esse nível são:
*Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
*Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc;
*Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol;
*Consumir água à vontade;
*Evitar aglomerações em ambientes fechados;
*Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Previsão
Apesar da trégua que o calor deve dar na região no final de semana, com queda de temperaturas, aumento de nebulosidade e ventos mais úmidos, os dias com temperaturas muito elevadas devem prosseguir na semana que vem.
“As temperaturas máximas devem cair para em torno de 28°C entre o sábado e o domingo e as mínimas devem ficar por volta de 18°C. Isso acontece em função da passagem de uma frente fria pelo oceano”, destaca o meteorologista do Cepagri, Bruno Kabke Bainy.
Na segunda-feira, a frente fria perde força e o calor deve ter um salto novamente. “O calorão volta na semana que vem e deve se equiparar ao que foi registrado recentemente”, afirma Bainy. Não há previsão de chuva para os próximos dias em Americana.