CORONAVÍRUS
Americana vacina 51 moradores de rua com dose única da Janssen
Estimativa da prefeitura é de que existam de 150 a 200 moradores de rua na cidade
Por Pedro Heiderich
13 de julho de 2021, às 19h03
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/americana-vacina-51-moradores-de-rua-com-dose-unica-da-janssen-1563037/

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Americana, com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, vacinou contra o coronavírus (Covid-19) nesta terça-feira (13), 51 pessoas em situação de rua do município.
A Vigilância Epidemiológica disponibilizou a vacina da Janssen, de dose única, para facilitar e agilizar o processo de imunização dos moradores.
O Executivo havia anunciado na semana passada que ia começar a imunizar a categoria nesta terça. A estimativa da prefeitura é de que existam de 150 a 200 moradores de rua e em abrigos na cidade.
Para a realização da ação, organização dos documentos dos moradores e vacinação, a prefeitura contou com apoio das entidades e colaboradores Missão Jeito de Ser, Gama (Guarda Municipal de Americana), Associação Vinde a Luz, Serviço Especializado de Abordagem Social e Projeto “De Cara Limpa”, da Igreja Presbiteriana.
A vacinação foi realizada no espaço da Igreja Presbiteriana, na Rua 12 de Novembro, região central da cidade. Os voluntários do projeto “De Cara Limpa” ofereceram aos moradores refeição, banho e roupas limpas.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
“Foi realizado um trabalho intersetorial de grande relevância para o município”, ressalta a secretária de Assistência Social, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
A enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito, destacou a conquista. “É muito gratificante poder imunizar essas pessoas, graças à cooperação das entidades envolvidas. Não é apenas uma questão de saúde pública, mas também de cidadania”.
O prefeito Chico Sardelli (PV) frisou o avanço da vacinação. “A campanha avança a passos largos. Fico muito feliz em ver as pessoas em situação de rua serem contempladas . A vida saudável é um direito de todos e graças à organização das secretarias, concretizamos este marco na saúde pública”.
Equipes da Gama realizaram a escolta da vacina até a Igreja Presbiteriana, onde permaneceram no local durante a vacinação, transcorrendo sem problemas, segundo a corporação.