25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Câmara aprova projeto que obriga prefeitura a divulgar obras paralisadas

Propositura é do vereador Welington Rezende, que não conseguiu participar da sessão por problemas de saúde e pediu afastamento

Por André Rossi

28 de abril de 2020, às 17h28 • Última atualização em 28 de abril de 2020, às 20h34

Sem Welington Rezende, sessão extraordinária foi realizada com 18 vereadores - Foto: Divulgação / Câmara de Americana

A Câmara de Americana aprovou na sessão desta terça-feira (28), em segunda discussão, um projeto de lei que obriga a prefeitura a divulgar informações sobre obras públicas paralisadas. Os relatórios devem ser disponibilizados no site da administração e conter os motivos para a paralisação, tempo de interrupção e nova data prevista para o término.

A propositura é do vereador Welington Rezende (Patriota), que não conseguiu participar da sessão extraordinária realizada por videoconferência. Ele teve alta hospitalar no início da noite de segunda-feira (27), após sofrer uma trombose seguida de embolia pulmonar.

Sem Welington Rezende, sessão extraordinária foi realizada com 18 vereadores – Foto: Divulgação / Câmara de Americana

Segundo sua assessoria de imprensa, o parlamentar não se sentiu bem momentos antes do início da reunião e se ausentou. Como até então não havia pedido de licença, nenhum suplente foi convocado e a sessão foi realizada com um vereador a menos.

O projeto acabou aprovado com 12 votos favoráveis e cinco contrários. O texto estabelece que serão consideradas “paralisadas” as obras que estiverem com atividades interrompidas por mais de 60 dias. O valor total da intervenção e as quantias investidas até o presente momento também terão de ser informadas pela prefeitura.

Na justificativa de voto, o vereador Alfredo Ondas disse que foi favorável por conta da importância do tema. “É relevante a gente ter esse tipo de informação quando você vê uma obra paralisada. Para a população, a gente precisa ter essa transparência e essa informação, por isso votei favoravelmente”, disse.

Agora, o projeto segue para sanção do prefeito Omar Najar (MDB).

Afastado

Welington Rezende vai apresentar ainda nesta terça-feira (28) um atestado médico para se afastar formalmente de suas atividades parlamentares até o dia 5 de maio. Segundo sua assessoria de imprensa, o vereador contrariou orientações médicas e tentou participar da sessão em sua casa, no bairro Morada do Sol.

“Todavia, Bianca Rezende, filha do vereador, afirmou que seu pai não se sentiu bem agora após o almoço, teve queda de pressão depois de tomar os medicamentos. Na data de hoje, o vereador apresenta atestado médico, afastando-se, formalmente, de suas atividades parlamentares até a data de 5 de maio”, traz a nota da assessoria.

Welington foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital São Francisco na noite do dia 20 de abril porque estava com dificuldades para respirar. Dois dias depois, ele foi diagnosticado com embolia pulmonar – bloqueio de uma ou mais artérias do pulmão – e foi transferido para o quarto.

Na última quinta-feira, um exame de imagem confirmou que o político teve uma trombose na perna direita. A formação de coágulos atingiu a veia femoral. A suspeita é de que a embolia tenha sido resultado de complicações provocadas pela trombose. 

Welington teve alta após uma tomografia na região do abdômen não apontar nenhuma alteração. Em áudio compartilhado com amigos e familiares pelo WhatsApp, ele se disse “muito feliz” em deixar o hospital e agradeceu mensagens de apoio.

Publicidade