Americana
Cidade Jardim, Ipiranga e Vila Santa Catarina terão reservatórios ampliados
Expectativa da prefeitura é aumentar em 2 milhões de litros a capacidade de reservação de água em cada uma dessas regiões
Por Ana Carolina Leal
23 de outubro de 2021, às 08h51
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/cidade-jardim-ipiranga-e-vila-santa-catarina-terao-reservatorios-ampliados-1643671/
A Prefeitura de Americana abriu licitação, nesta semana, para ampliar os reservatórios dos bairros Vila Santa Catarina, Jardim Ipiranga e Cidade Jardim. A expectativa da administração é ampliar em 2 milhões de litros a capacidade de reservação de água em cada uma dessas regiões.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Atualmente, o reservatório R03, da Vila Santa Catarina, tem capacidade para 4 milhões de litros, enquanto o R05, do Jardim Ipiranga, e o R06, localizado no Cidade Jardim, podem armazenar 400 mil litros cada.
No total, o município conta com 14 centros de reservação, que juntos podem armazenar 39,6 milhões de litros.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o aumento na capacidade desses reservatórios deve contribuir para a diminuição da chance de desabastecimento ou de intermitência no fornecimento de água.
Ainda segundo a administração, a escolha desses bairros se deve a uma definição técnica do DAE (Departamento de Água e Esgoto).
O reservatório da Vila Santa Catarina abrange também bairros como Vila Galo, São Pedro, Conserva, Jardim Brides, entre outros. Já o Ipiranga engloba localidades como os Jardins São Paulo, Glória, Girassol e Vila Santo Antônio. Por fim, a área de abrangência do reservatório da Cidade Jardim vai desde a Mathiensen até a Fazenda Cillos.
O edital de abertura de licitação foi publicado na quarta, mas até a tarde desta sexta as empresas interessadas nessa concorrência pública não conseguiam acessar o edital e seus anexos no site do DAE, sendo obrigadas a encaminhar e-mail solicitando esses documentos ao setor de licitações da autarquia. O prazo para a entrega das propostas termina no dia 23 de novembro.
Recentemente, a câmara aprovou financiamento de R$ 25 milhões para serem investidos em infraestrutura e em obras de saneamento. Do valor total, R$ 16 milhões devem ser utilizados pelo DAE para a adequação da elevatória de esgoto do balneário de Salto Grande e substituição das redes do Jardim São Paulo e São Vito.