Americana
Com mais casos de dengue, Zanaga terá nebulização a partir desta quinta-feira
Serviço será realizado por empresa contratada pela Prefeitura de Americana; bairro registrou 65 contaminações neste ano
Por Rodrigo Alonso
13 de abril de 2022, às 08h27 • Última atualização em 13 de abril de 2022, às 09h36
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/com-mais-casos-de-dengue-zanaga-tera-nebulizacao-a-partir-desta-quinta-feira-1748908/
Bairro com mais casos de dengue em Americana neste ano, com 65, o Zanaga vai receber ações de nebulização de inseticida a partir desta quinta-feira.
O serviço será realizado pela empresa Sime Prag do Brasil, contratada pela prefeitura para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, que está em alta no município.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Os trabalhos devem continuar no sábado e serão retomados na segunda. Paralelamente, a empresa fará visitas de casa em casa no bairro. Essa ação também vai acontecer na Vila Bela.
A Sime Prag vai atuar com 23 funcionários, entre visitadores, nebulizadores e supervisores de campo, que iniciaram uma capacitação nesta terça, na sede da Secretaria de Saúde. O treinamento é conduzido pela Vigilância Ambiental e deve ser concluído nesta quarta-feira.
“Nós estamos vivendo um momento muito delicado, com o aumento dos casos de dengue. Agora que a pandemia da Covid está diminuindo, nós entramos numa fase de recrudescimento da dengue em todo o País. Por isso, é fundamental a união dos esforços para minimizar o impacto da transmissão no município”, disse o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
A cidade vive uma escalada de casos, com direito a duas mortes em 2022, uma a mais do que o ano passado inteiro. Existem, ainda, cinco óbitos suspeitos.
Como a dengue surgiu em Americana, há 30 anos?
Até esta segunda, Americana somava 494 contaminações no ano, das quais 231, ou seja, 46%, foram registradas neste mês. O número de 2022 supera em 140% o total do ano passado, quando o município contabilizou 283 casos.
Além da Sime Prag, a cidade conta com o PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), cuja equipe tem feito busca ativa de novos casos, controle de criadouros e visitas em pontos estratégicos, entre outras ações. As informações são da prefeitura.
A administração reforça que o Aedes aegypti se reproduz na água limpa e parada. Os sintomas incluem febre, prostração geral, falta de apetite, dores musculares e articulares, dor no fundo dos olhos, cansaço, fadiga, enjoo, vômito, diarreia, entre outros.