Covid-19
Coronavírus restringe atendimento em delegacias da região
Na Central de Polícia Judiciária de Americana, por exemplo, é permitido acesso de uma pessoa por vez
Por George Aravanis
21 de março de 2020, às 08h02 • Última atualização em 21 de março de 2020, às 11h10
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/coronavirus-restringe-atendimento-em-delegacias-da-regiao-1168984/
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) restringiu o atendimento nas delegacias. Na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Americana, por exemplo, é permitido o acesso de uma pessoa por vez ao interior da delegacia. Uma fita isola o balcão de atendimento. Na quarta-feira, uma das funcionárias atendia de máscara.
Portaria da delegacia geral do Estado orienta que sejam atendidos “diretamente, observadas as cautelas necessárias para evitar possível contaminação”, os casos de morte e desaparecimento de pessoa, violência doméstica ou praticada contra crianças e adolescentes, estupro, sequestro e cárcere privado, roubo e/ou extorsão e flagrantes.
A orientação é que boletins de ocorrência sejam registrados pela Internet, se possível.
Na CPJ, na quarta-feira, um guarda municipal aguardava do lado de fora enquanto seu colega registrava dentro da delegacia um caso de flagrante de furto.
A portaria deixa a cargo do delegado decidir se o fato apresentado precisa de uma providência imediata ou se o procedimento poderá ser adiado.
A portaria, porém, proíbe negar o atendimento e informa que, se não for realizado um ato de polícia judiciária (por exemplo, elaborar o boletim de ocorrência), é necessário orientar a pessoa que é possível fazer isso pela Internet ou em outra ocasião.
Além da Capa, o podcast do LIBERAL
A edição de número #27 do podcast “Além da Capa” traz a experiência de ex-moradores de Americana que hoje vivem em países onde o novo coronavírus já se alastrou de maneira mais ampla, revelando um pouco mais sobre este problema em crescimento no Brasil. Ouça:
{{1}}