Abastecimento
DAE prevê volta do bombeamento de água em Americana no final da tarde
Serviço da autarquia, para interligar nova captação do Rio Piracicaba, teve problemas na noite desta terça-feira, o que atrasou a volta do abastecimento
Por
07 de outubro de 2020, às 11h57 • Última atualização em 07 de outubro de 2020, às 12h04
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/dae-preve-volta-do-bombeamento-de-agua-em-americana-no-final-da-tarde-1329751/
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana informou, em nota, que prevê para o final da tarde desta quarta-feira (7) a volta do bombeamento de água bruta na cidade.
A estimativa é de que, após a volta do bombeamento, o abastecimento se estabilize em até 48h.
A captação de água do Rio Piracicaba está interrompida desde às 6h de terça-feira (6) para a realização do serviço de interligação de uma nova captação. Com isso, já era previsto um desabastecimento generalizado na cidade.
Na noite desta terça, porém, o serviço de interligação teve problemas. Segundo o DAE, o bombeamento chegou a ser retomado, por volta de 21h30, mas precisou ser interrompido depois que uma peça da interligação da nova captação se rompeu.
Foi necessário esvaziar a adutora (tubulação) de água bruta, processo que durou até 2h, para então retirar a água que inundou a caixa de de comando da nova captação.
Esse processo foi finalizado às 2h para a retirada de toda a água da caixa, além da remoção de cerca de 54 parafusos para a instalação de uma flange cega, um “tampão”, para conter o vazamento.
Em nota divulgada por volta de 11h (veja a nota completa abaixo), o DAE informou que “os serviços estão sendo realizados de forma ininterrupta para que as obras sejam concluídas o mais rápido possível”.
Na semana passada, o DAE havia comunicado a operação que deixaria Americana sem água nesta terça-feira. A previsão era de que o serviço durasse 12h e que, após a retomada do bombeamento, o abastecimento se normalizaria em até 48h.
O abastecimento na cidade, que tem uma estrutura considerada problemática e obsoleta, tem sido alvo de reclamações nos últimos dias. Moradores de bairros diversos relatam estar há semanas com as torneiras secas.
O DAE diz que a situação está relacionada ao alto consumo no calor e a obras que a autarquia tem promovido para melhorar o abastecimento.
Pelo site do DAE, é possível acompanhar o nível dos reservatórios divididos entre regiões da cidade, no serviço chamado de telemetria.
O que diz o DAE?
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana está trabalhando, desde a última terça-feira (6/10), para executar a interligação da nova captação de água bruta no Rio Piracicaba.
Os serviços estão sendo realizados de forma ininterrupta para que as obras sejam concluídas o mais rápido possível, após problemas apresentados em uma válvula, cuja instalação é de responsabilidade de uma empresa, quando o bombeamento já tinha sido retomado, às 21h30 de terça-feira.
Segundo informações da autarquia, o bombeamento foi retomado às 21h30 de terça-feira e, às 22h40, uma válvula, que faz parte da peça de interligação da unidade de captação nova com a velha apresentou problemas e rompeu inundando toda a caixa de comando.
Às 23h iniciou-se o esvaziamento da adutora de água bruta, que foi até às 2h, para então a retirada de toda a àgua da caixa e a remoção dos cerca de 54 parafusos para a instalação de uma flange cega, um “tampão”, para conter o vazamento. A empresa ARTEC, responsável pela obra está concluindo a remoção dos parafusos.
Os trabalhos continuam nesta manhã de quarta-feira (7/10) e a volta do bombeamento de água bruta está prevista para o final da tarde.