25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Denúncia do Coren-SP apontou falta de enfermeiros em julho

Conselho de enfermagem notificou hospital para adequação e informou o Ministério do Trabalho

Por Pedro Heiderich

30 de outubro de 2021, às 09h01 • Última atualização em 30 de outubro de 2021, às 17h43

HM segue, desde a semana passada, com pacientes internados em macas no PS, no corredor e até na recepção - Foto: Arquivo Pessoal

Uma denúncia do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo) apontou em julho a falta de enfermeiros no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. Conforme relatado ao LIBERAL nesta sexta-feira, o Coren-SP notificou o hospital exigindo adequações e acionou o Ministério do Trabalho. A prefeitura diz estar ciente e que vai contratar mais enfermeiros.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Relatos de pacientes e enfermeiros, além de fotos e vídeos que o LIBERAL teve acesso, mostram que o HM segue, desde a semana passada, com pacientes internados em macas no PS (Pronto-socorro), no corredor e até na recepção.

Também foi noticiada a falta de enfermeiros: segundo o setor da categoria que trabalha no hospital, seriam necessárias 122 contratações para atender a demanda.

O Coren-SP informou ao LIBERAL que uma fiscal do conselho esteve no HM em fevereiro e depois em julho, “quando foi constatado dimensionamento inadequado, com déficit de profissionais; enfermeiro supervisionando mais de um setor; auxiliares de enfermagem prestando assistência a pacientes em estado grave em UTI Neonatal e sem supervisão de enfermeiros em alguns setores”, diz, em nota sobre oc aso.

Enfermeiros contam que além da falta de funcionários, não há espaço e condições para atender os pacientes.

Fora a situação de internações em macas e em locais indevidos, existe o temor de que pacientes se contaminem com bactérias, infecções ou doenças respiratórias, por estarem próximos uns do outro sem o devido distanciamento.

De acordo com o Coren-SP, os apontamentos foram encaminhados ao Ministério do Trabalho e o HM notificado para a devida adequação.

O Coren, assim como o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) apuram e acompanham as irregularidades e cobram ações da prefeitura. Procurado, o Ministério do Trabalho revelou que vai fiscalizar a situação de trabalho no HM.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Americana está juntando relatórios e documentos entregues por servidores para entrar com ação com obrigação de fazer contra o hospital para que os problemas sejam resolvidos.

Chico busca ajuda de empresários para reformas

O LIBERAL questionou a prefeitura sobre a denúncia do Coren-SP feita em julho, mas o Executivo não respondeu. Em agenda pública na noite desta sexta-feira, o prefeito Chico Sardelli (PV) disse ter ciência do caso e ressaltou que enfermeiros serão contratados para o HM para atender a demanda. Ele revelou ainda que procura empresários para parcerias para mais reformas no hospital.

“Sabemos do problema, estamos correndo atrás. A ala 3 do hospital está sendo reformada, assim como a Unidade do Tratamento de Câncer, o PS começa semana que vem. O hospital tem um espaço pequeno, as reformas são para dar maior comodidade à população. Hoje tive contato com empresários para parceria para construção no hospital, especialmente edificação”, declarou.

O prefeito atribuiu à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) o aumento de internações recente do hospital por outras doenças. “Muitas situações se aglomeraram agora e complicaram um pouco mais. Há fila de especialistas, para cirurgias eletivas, está tudo sendo readequado”, finaliza.

Publicidade