Americana
Em Americana, projeto quer fazer da Gruta Dainese referência turística
Planejamento inclui atrações como teleférico, ponte pênsil, mirante e concha acústica; administração busca apoio
Por Rodrigo Alonso
27 de março de 2022, às 09h50 • Última atualização em 06 de setembro de 2022, às 17h43
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/em-americana-projeto-quer-fazer-da-gruta-dainese-referencia-turistica-1738990/
Um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Americana visa transformar a Gruta Dainese numa referência turística. Ainda em fase inicial, o planejamento inclui atrações como teleférico, ponte pênsil, mirante e concha acústica.
A administração municipal busca apoio financeiro do governo federal para que consiga tirar as ideias do papel e inclusive, no ano passado, mandou um esboço para o Ministério do Meio Ambiente, quando o ministro ainda era Ricardo Salles.
“Dificilmente, com recursos próprios, a gente consegue [executar] a totalidade dessa ideia”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, ao LIBERAL.
Ele e o prefeito Chico Sardelli (PV) reforçaram a demanda neste mês, em reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em São Paulo. As tratativas são intermediadas pelo deputado federal Cezinha de Madureira (PSD).
“Nós estamos mostrando o potencial que a cidade tem e o que o parque natural também oferece para a Região Metropolitana de Campinas, para o turismo ecológico”, afirmou o secretário.
Segundo Fabio, a ideia é tornar a Gruta um parque completo, com direito a área de alimentação, playground, ciclovia, pista de caminhada, academias ao ar livre, espaço pet e núcleo de educação ambiental, que poderia ser usado por crianças.
“É um local a ser trabalhado, a ser lapidado, para que, num futuro não tão distante, a população americanense possa desfrutar do Parque Natural Municipal da Gruta Dainese, que pode ser um diferencial como é o Parque Ecológico, como é o Jardim Botânico”, declarou o secretário durante participação no programa Liberal no Ar, da Rádio Clube AM 580.
De acordo com ele, o planejamento tem sido elaborado há anos, por diferentes mãos. Fabio destacou, no entanto, que ainda precisa realizar um projeto arquitetônico. “Estou buscando uma questão mais profissional”, apontou.
A Gruta possui uma área de 490,9 mil metros quadrados e está entre os bairros São Jerônimo, Jardim da Paz, Jardim Bazanelli, Jardim São Roque, Morada do Sol, Parque da Liberdade, Parque das Nações, Parque Gramado e Jardim da Balsa.
O parque tem árvores nativas emergentes, cinco nascentes e sete quedas d’água com alturas que variam de 5 a 18 metros. Por outro lado, o local tem sofrido com problemas como despejo de esgoto, que ocorre por causa de ligações clandestinas, de acordo com Fabio.
“É uma coisa que a gente está trabalhando forte em cima, para coibir. E nós estamos fazendo com essas câmeras que estão tendo da Guarda Municipal, de monitoramento”, comentou.
Ele ainda citou que a secretaria tem realizado plantios na Gruta. No projeto, a pasta também se propõe a plantar mais 30 mil mudas e espécies arbóreas nativas.