TEMPO
Em Americana, temperatura chega a 4,8° C nesta sexta
Frio intenso já era esperado em meio à passagem de uma frente fria acompanhada de massa polar
Por João Colosalle
30 de julho de 2021, às 09h28 • Última atualização em 30 de julho de 2021, às 09h50
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/em-americana-temperatura-chega-a-48-c-nesta-sexta-1576512/
Os termômetros marcaram no início da manhã desta sexta-feira (30), em Americana, 4,8° C, segundo a medição do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).
O frio intenso já era esperado, inclusive com mínimas previstas de até 3° C para Americana. A queda nas temperaturas ocorre diante da passagem de uma frente fria seguida da entrada de uma massa polar bastante intensa pelo País, que tem provocado cenas curiosas, como a ocorrência de neve em diversas cidades da região Sul.
Em Americana, os reflexos da frente fria começaram a ser sentidos na última quarta-feira (28). A queda nos termômetros se iniciou com chuva. Na quinta, mesmo com sol, a cidade chegou a registrar temperaturas na casa dos 7°C.
Já entre e a noite e a madrugada desta sexta, o frio se tornou ainda mais intenso, com sensação térmica próxima de zero grau.
De acordo como a medição do Ciiagro, que tem uma estação meteorológica na cidade, a temperatura em Americana caiu de 9,9° C por volta de 21h para 5,1° C no final da madrugada, às 6h. Às 7h, foram registrados os 4,8° C.
Abrigos
O frio intenso tem feito as cidades da região se mobilizarem para abrigar moradores de rua. Em Americana, a prefeitura tem utilizado o galpão da Fidam para o acolhimento. A iniciativa, inclusive, gerou uma onda de solidariedade, com doação de toneladas de alimentos e uma pila de roupas.
