PLANO SÃO PAULO
Estado permite novo horário de funcionamento para o comércio na fase laranja
Governo autoriza que lojista abra por 6 horas em 4 dias úteis ou que funcione apenas 4 horas durante a semana inteira; reclassificação das regiões será feita nesta sexta
Por André Rossi
02 de julho de 2020, às 17h32 • Última atualização em 02 de julho de 2020, às 21h43
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/estado-permite-novo-horario-de-funcionamento-para-o-comercio-na-fase-laranja-1247650/
A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, anunciou nesta quinta-feira (2) que os municípios na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo terão a opção de abrir o comércio em quatro dias úteis, durante seis horas consecutivas, a partir da semana que vem.
O atual modelo, que permite o funcionamento por quatro horas todos os dias, também poderá ser aplicado. Os detalhes ainda serão determinados em um decreto que será publicado nos próximos dias.

Americana e região estão na fase 2 do plano de retomada gradual da economia. Nesta etapa, é autorizado o funcionamento do comércio de rua, shoppings center, escritórios, imobiliárias e concessionárias. Uma nova reclassificação ocorre nesta sexta-feira (3).
“Para que viabilize um maior planejamento do comércio e garantindo a segurança pelo aspecto da saúde. Esse foi o ponto autorizado, que será incluído e será objeto de decreto nos próximos dias para funcionamento na fase laranja”, explicou Patricia.
Já o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou que a mudança foi um pedido de prefeitos do Estado. O tema foi analisado e aprovado pelo Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo.
“Os municípios vão ter a opção de funcionar todos os dias durante 4 horas ou funcionar quatro dias úteis, por 6 horas. Com isso, nós apresentamos ao longo dos últimos dias os indicadores de letalidade e, para continuar avançando nesses indicadores, o governo do Estado apoia os nossos municípios”, explicou Vinholi.
Questionada, a Prefeitura de Sumaré informou que o comitê vai analisar e deliberar sobre o assunto. Já Hortolândia disse que aguardará a reclassificação das regiões e o decreto para “avaliar o cenário municipal”.
As outras três cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) ainda não tinham se manifestado até a publicação desta matéria.
Além da Capa
Os eleitores brasileiros ainda não sabem em que data irão às urnas neste ano para escolher novos prefeitos e vereadores. Diante dessa indefinição, como se comportam as campanhas em Americana e região nesse momento? Afinal, considerando a data originalmente prevista (4 de outubro), faltam menos de 100 dias para as eleições. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi e editor-executivo e chefe de reportagem do LIBERAL, João Colosalle, para discutir o cenário regional.