Rodovia Luiz de Queiroz
Governo do Estado vai construir contenção de talude na SP-304, em Americana
DER está realizando um estudo geotécnico no local do deslizamento para avaliar qual o tipo de obra será feita
Por Leonardo Oliveira
05 de janeiro de 2021, às 16h37 • Última atualização em 05 de janeiro de 2021, às 19h40
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/estado-vai-construir-contencao-de-talude-na-sp-304-em-americana-1403974/
O DER (Departamento de Estradas e Rodagem) divulgou nesta terça-feira (5) que vai construir uma estrutura para conter parte do talude que deslizou na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), no último dia 27. O anúncio foi feito após a prefeitura cobrar do Estado uma solução para o local.
Ainda não há um prazo para isso ocorrer. O órgão realiza um estudo geotécnico para saber qual é a melhor estrutura para o local. O LIBERAL apurou junto ao Estado que uma das possibilidades é a construção de um muro de concreto ou de um muro de gabião (com pedras).

Só depois que esse estudo for finalizado é que as obras começarão. “O DER-SP já está em tratativas com a Prefeitura de Americana para a execução dos trabalhos de construção do talude no Km 129 (pista Leste) da SP-304. Os estudos estão em andamento”, informou em nota.
Há dez dias, as fortes chuvas derrubaram terra e lama, causando a interdição da rodovia por dois dias e também da Rua das Petúnias – a via perdeu uma parte do asfalto com o deslizamento e segue interditada.
Nesta terça, agentes da prefeitura fizeram reparos no pavimento da Rua das Petúnias, com o objetivo de evitar infiltrações. Também foram construídas duas barreiras para impedir que a água da chuva escoe para os locais do deslizamento da semana passada.
Nas áreas mais próxima aos taludes, no entanto, ainda não houve obras, e o asfalto segue danificado. A prefeitura aguarda que o DER reforçe o barranco e afirma que só vai liberar a Rua da Petúnias depois que o órgão concluir a contenção.
A avaliação do secretário de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), Adriano Alvarenga Camargo Neves, é de que a situação atual gera riscos para as residências e comércios próximos e que é necessário obras para estabilização.
“Deveremos ter um retorno do DER nos próximos dias. Estamos cobrando para acelerar a construção do talude, pois há riscos, uma vez que o local tem residências e comércios e a SP-304 também é prejudicada”, disse o secretário.