HM de Americana
Família reclama de alta para paciente com embolia no HM de Americana
Idoso retornou à unidade após piorar e permanecia internado em estado grave até a noite desta segunda
Por Cristiani Azanha
25 de julho de 2023, às 07h43 • Última atualização em 25 de julho de 2023, às 10h39
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/familia-reclama-de-alta-para-paciente-com-embolia-no-hm-de-americana-1993995/
A família de um paciente de 67 anos reclama do atendimento que recebeu no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A enteada dele, Laina Loftano, diz que o padrasto estava internado na unidade, mas teve alta, mesmo após suspeita de embolia pulmonar e dificuldade para respirar. Dias depois retornou, após piora no estado de saúde e precisou ser intubado. Até a noite desta segunda-feira (24), ele permanecia internado em estado grave.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Laina relata que seu padrasto, Jair Custódio, que é tem um problema renal crônico, fez hemodiálise. “Ele foi internado e, no dia seguinte, quando retornei para levar um cobertor, o encontrei amarrado na cama, desorientado e com dificuldade de respirar. Nos disseram, que meu padrasto estava agressivo”, diz.
Mesmo diante da reclamação dos familiares, Custódio voltou para casa. “Só voltaram a interná-lo quando perceberam que estava em sofrimento respiratório e agora está com septicemia. Até o prontuário dele foi negado para a gente, porque disseram que meu padrasto não é casado com a minha mãe. Eles vivem juntos há 20 anos”, completa.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
O que diz o HM
Em nota, o hospital afirma que Custódio está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Seu quadro foi estabilizado e o paciente teve alta clínica, mas seu quadro se agravou e ele retornou à unidade de tratamento intensivo com insuficiência respiratória.
De acordo com a unidade, o prontuário médico e todas as informações do paciente são protegidos por lei. O paciente pode solicitar acesso ao seu prontuário, assim como seus familiares diretos.
É necessário apresentar a documentação do familiar para acesso e são aceitos documentos oficiais de união estável. O paciente permanece em ventilação mecânica, faz uso de medicação para estabilidade da pressão arterial e realiza hemodiálise.