Empregos
Feira de empregos reúne cerca de três mil pessoas e Americana cogita projeto semestral
Ainda não há data definida, mas a ideia é começar a estudar a possibilidade da realização da segunda edição
Por Stela Pires
29 de julho de 2023, às 16h46 • Última atualização em 29 de julho de 2023, às 16h50
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/feira-de-empregos-reune-cerca-de-tres-mil-pessoas-e-americana-cogita-projeto-semestral-1996933/
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana tem planos de promover feiras de empregos semestrais na cidade. A informação foi revelada pelo secretário Rafael de Barros durante o Emprega Americana, neste sábado, que reuniu quase 3 mil pessoas.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Ainda não há data definida, mas a ideia é começar a estudar a possibilidade da realização da segunda edição da feira entre fevereiro e janeiro de 2024, de acordo com o presidente da Câmara de Americana, Thiago Brochi (sem partido). O prédio do legislativo sediou o evento.
Segundo Rafael de Barros, a feira une os dois objetivos principais da secretaria: gerar empregos e dar suporte às empresas. “A contratação hoje é um gargalo para o crescimento ”, disse.
O secretário apontou que, mesmo que existam vagas disponíveis para a população, há dificuldade de preenchê-las. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é um exemplo usado por ele. O órgão tem cerca de 500 vagas abertas semanalmente, mas, muitas vezes, não há candidatos qualificados.
Para Rafael, feiras como o Emprega Americana facilitam o contato entre as ofertantes de vagas e quem as procura. “Um evento como esse tem a capacidade de reunir todo mundo em um lugar só e é menos burocrático, porque você não precisa entrar em lugar nenhum para se cadastrar, você traz seu currículo, já visita as empresas que estão aqui, então é um grande facilitador.”
O evento recebeu 45 empresas na edição deste sábado (29), que ofereceram cerca de mil vagas de emprego. A expectativa era de receber um pouco mais de duas mil pessoas, o que foi superado.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Dificuldades na contratação
As empresas que participaram do Emprega Americana apontaram algumas das dificuldades que enfrentam na hora da contratação, como falta de qualificação, salário, falta de flexibilidade com horário e desinteresse em aprender novas funções.
“A dificuldade está sendo a disponibilidade de horário e pretensão salarial, que às vezes o candidato não tem tanta experiência na área e exige um salário que não é compatível”, disse a analista de recursos humanos da Ober, Irlene Aragão.
A empresa estava com cerca de 86 vagas disponíveis em diversas áreas de atuação e Irlene estava positiva para contratações. O recursos humanos da Ober já tinha marcado entrevistas para essa segunda-feira (31), ainda com duas horas de evento.