PANDEMIA
Hospitais particulares de Americana completam uma semana com 100% de UTIs lotadas
Os únicos cinco leitos disponíveis com respiradores na cidade estão no Hospital Municipal Dr. Walmemar Tebaldi
Por
24 de março de 2021, às 21h17
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/hospitais-particulares-de-americana-completam-uma-semana-com-100-de-utis-lotadas-1471894/
Os três hospitais particulares de Americana completaram nesta quarta-feira (24) a marca de uma semana com 100% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados. Apenas o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi possui respiradores livres no momento.
O levantamento foi feito pelo LIBERAL com base nos boletins divulgados diariamente pela prefeitura. Os hospitais privados da cidade são o São Lucas, São Francisco e Unimed.
O último dia com leitos de UTI livres na rede privada foi na quarta-feira passada, dia 17 de março. No São Francisco, sete das dez unidades com respiradores estavam ocupadas, taxa de 70%. Os outros dois hospitais já estavam lotados.
Nesta quarta-feira, a taxa de ocupação de leitos UTI na cidade é de 93%, com 69 dos 74 em uso. Os cinco livres estão no HM. Já nas unidades de enfermaria, sem respiradores, o índice é de 94% (94 dos 100 ocupados).
A reportagem questionou a prefeitura no início da semana, que confirmou que não havia pacientes à espera de leito de UTI no HM. A secretaria de Saúde não soube informar a situação nos hospitais particulares.
A assessoria de imprensa do São Lucas respondeu que não fornece esse tipo de informação para a imprensa e que presta esclarecimentos aos órgãos competentes. O outros dois hospitais particulares foram questionados por e-mail, mas não responderam.
“Em caso de necessidade de leito no HM, alguns casos são resolvidos prontamente com a abertura de leitos contingenciais. Em outros casos, o paciente é inserido no Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde)”, informou a prefeitura, em nota.
“Já os hospitais particulares encaminham os pacientes para outras unidades cooperadas e também ampliam a capacidade de atendimento com o remanejamento de leitos”, acrescentou o Executivo.
Confira a ocupação de leitos por hospital:
- Hospital Municipal – 76% com respiradores (16 de 21) / 100% de enfermaria (42 de 42)
- São Lucas – 100% com respiradores (14 de 14) / 81% sem respiradores (13 de 16)
- São Francisco – 100% com respiradores (10 de 10) / 79% sem respiradores (11 de 14)
- Unimed – 100% com respiradores (29 de 29) / 100% sem respiradores (28 de 28)