Exposed Americana
Inquéritos investigam casos de abuso sexual relatados no Twitter
Movimento #ExposedAmericana começou nas redes sociais; DDM de Americana abriu investigação após vítimas registrarem boletins
Por Leonardo Oliveira
18 de junho de 2020, às 10h20 • Última atualização em 18 de junho de 2020, às 10h28
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/inqueritos-investigam-casos-de-abuso-sexual-relatados-no-twitter-1235273/
A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) abriu inquéritos para investigar dois casos de abusos sexuais relatados no Twitter neste mês por meio da #ExposedAmericana. A informação foi revelada nesta quarta-feira pela delegada Regina Castilho Cunha, que conduz as investigações.
Mulheres de todo o País tem usado a plataforma para denunciar casos de assédio, relacionamentos abusivos e estupro. O movimentou ganhou força no Twitter desde o final do mês passado e a DDM tentava identificar as supostas vítimas que utilizaram a hashtag com o nome do município.
A delegacia entrou em contato pelo próprio Twitter e mandou mensagem para o perfil das mulheres que contaram as agressões sofridas. “Orientamos da disponibilidade do atendimento especializado”, afirmou Regina nesta quarta.
Duas das vítimas contatadas procuraram a DDM para o registro de um boletim de ocorrência. Por isso, foram abertos dois inquéritos policiais diferentes – um para cada denúncia – através deles a Polícia Civil apura se houve o crime e quem é o autor.
Esse relatório, quando concluído, é encaminhado ao Ministério Público, que analisa e decide se apresenta uma denúncia à Justiça ou não.
Depois disso é que a investigação chega ao poder judiciário. Outras duas mulheres procuradas já haviam denunciado seus casos às autoridades e os inquéritos ainda não foram concluídos.
Os procedimentos que investigam os relatos feitos pelas vítimas que procuraram a delegacia neste mês estão na fase preliminar. Elas foram ouvidas e apresentarem suas versões. Agora, os supostos agressores serão chamados para depor.
Segundo a delegada, foi feito o contato por meio do Twitter com “várias” mulheres, mas somente duas optaram por registrar um boletim de ocorrência até o momento, além de outras duas que já tinham procurado uma unidade policial anteriormente.
É necessário que as vítimas prestem depoimento para que os crimes sejam apurados. A partir daí é que os agressores podem ser realmente punidos.
Aquelas que sofreram algum tipo de abuso podem fazer a denúncia na sede da DDM de Americana, na Rua Argentina, 242, Jardim Girassol. O telefone de contato é o (19) 3462-1079. Clique aqui e confira todos os meios para fazer uma denúncia.
Podcast Além da Capa
A pandemia do novo coronavírus completa três meses com a certeza de representar o maior desafio da carreira de gestores públicos em saúde, como é o caso dos secretários que atuam em cidades da região. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com os responsáveis pelas pastas em Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa sobre a experiência forjada pela crise.