25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

João Estigaribia, proprietário do Frangaço, morre aos 86 anos

Ele estava internado desde a segunda-feira (24) em decorrência de um AVC hemorrágico; velório acontece hoje

Por Stela Pires

27 de julho de 2023, às 11h29 • Última atualização em 28 de julho de 2023, às 00h16

João Estigaribia empreendia no ramo alimentício em Americana desde 1983 - Foto: Arquivo Pessoal

O proprietário do Frangaço, tradicional restaurante americanense, João Estigaribia faleceu na madrugada desta quinta-feira, aos 86 anos, no Hospital Unimed. Ele estava internado desde segunda (24) em decorrência de um AVC hemorrágico e faleceu após uma parada cardíaca.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Estigaribia será velado ainda hoje, das 12h às 15h, no Cemitério da Saudade, onde também será enterrado.

De acordo com seu filho Joselti Estigaribia, 52, na segunda-feira João começou a ficar confuso e ele percebeu que o pai estava com o corpo mais inclinado para um lado. O socorro foi acionado e ele foi encaminhado para a Unimed e, após exames, deu entrada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para ficar em observação durante 48 horas.

Foi constatado um AVC hemorrágico e a necessidade de uma cirurgia para retirar um edema cerebral. O quadro de João, porém, não evoluiu, e, por volta da 1h30 desta quinta-feira, ele teve uma fibrilação atrial e faleceu em decorrência de parada cardíaca.

João Estigaribia empreendia no ramo alimentício em Americana desde 1983, ano em que teve uma rotisserie. Depois, a pedido dos clientes, ele abriu um restaurante, que já teve diversos nomes: Restaurante da Rosinha, Valmarti e, hoje, Frangaço. 

“Ele era muito dedicado”, disse Joselti. O filho conta que o pai chegava cedo no restaurante e era responsável por diversas tarefas.

“Ele sempre gostou da cozinha, fazia pão caseiro, doce de abóbora, sagu, ele que passava os frangos, fazia torresmo. Ele até deixava as pessoas fazerem, mas ele não tinha paciência e fazia”, disse o filho. De acordo com Joselti, os clientes sabiam quando era João que fazia os pratos pelo gosto marcante da sua comida.

João era viúvo de Rosa Berardo Estigaribia, que faleceu em maio. Ele deixa três filhos, Joseval, Josemar e Joselti, cinco netos e dois bisnetos.

Publicidade