Americana
Mapa posiciona região como área de transmissão da febre maculosa
Segundo informe da secretaria, trata-se de locais de ocorrência do carrapato-estrela
Por Rodrigo Alonso
27 de junho de 2023, às 09h34
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/mapa-posiciona-regiao-como-area-de-transmissao-da-febre-maculosa-1978498/
Um mapa divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde coloca as cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) como parte de uma área onde há transmissão da febre maculosa.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas), na verdade, está dentro desse território, assim como outras regiões do Estado, o que inclui as de Piracicaba, Marília, Assis, Ourinhos, Vale do Paraíba e Ribeirão Preto.
Segundo informe da secretaria, trata-se de locais de ocorrência do carrapato-estrela, que também aparece, mais esporadicamente, nas regiões de São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
Conforme o LIBERAL noticiou na última sexta, naquele momento havia 20 casos suspeitos de febre maculosa em Americana, que já registrou uma morte. Trata-se de uma moradora de 58 anos, que teria contraído a doença em Limeira.

Veja quais são as áreas de risco para carrapato-estrela em Americana
Os principais sintomas são: febre alta e súbita, dor de cabeça, abdominal e muscular e manchas avermelhadas no corpo. Podem haver erupções no local da picada.