Americana
Novo cardápio para servidores incluirá alcatra, lasanha, feijoada e parmegiana
No edital, o Executivo já deixou detalhado tudo que a fornecedora precisará oferecer aos funcionários
Por Rodrigo Alonso
09 de julho de 2022, às 09h15 • Última atualização em 09 de julho de 2022, às 09h17
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/novo-cardapio-para-servidores-incluira-alcatra-lasanha-feijoada-e-parmegiana-1795898/
O cardápio oferecido aos servidores municipais de Americana, após a contratação da nova empresa que será responsável pelas refeições, deverá incluir alcatra, lasanha, feijoada e parmegiana, entre outros alimentos exigidos na licitação aberta pela prefeitura.
No edital, o Executivo já deixou detalhado tudo que a fornecedora precisará oferecer aos funcionários, com previsão de 25.688 refeições por mês.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Todos os dias, a refeição deverá ser composta por arroz, feijão, um prato principal, ovo, duas guarnições, duas opções de salada, suco e duas sobremesas.
O prato principal vai se revezar entre peixe, frango, carne suína – cada um em um dia da semana – e carne bovina – duas vezes por semana.
Três vezes por mês, a carne bovina deverá ser alcatra ou contrafilé. Nas outras, pode ser patinho, coxão mole, carne moída, lagarto e coxão duro. Há uma frequência determinada para cada corte.
Uma vez por mês, os trabalhadores também poderão comer feijoada, bife à parmegiana, strogonoff de carne e virado à paulista.
As quantidades por pessoa também estão determinadas no documento. No caso da carne bovina, por exemplo, cada servidor vai receber 160 gramas, além dos acompanhamentos.
Segundo a prefeitura, o cardápio “foi elaborado com base no que é praticado em outros municípios da região e também no refeitório do DAE (Departamento de Água e Esgoto), com objetivo de oferecer uma alimentação variada e balanceada, atendendo às necessidades calóricas dos servidores e com acompanhamento de nutricionistas da empresa e também da prefeitura”.
LOGÍSTICA. A empresa a ser contratada montará uma cozinha na garagem municipal, onde vai preparar os alimentos, que serão levados para refeitórios espalhados pelo município.
Haverá oito pontos de alimentação: na própria garagem, nas imediações do Paço Municipal, no Parque Ecológico, na Secretaria de Saúde e na antiga Regional Praia Azul e nas administrações regionais do Zanaga, São Vito e Parque Gramado.
A sessão de disputa de preços está marcada para o próximo dia 19. O contrato com a vencedora terá validade de 12 meses.
Atualmente, o serviço contempla apenas entrega de marmitex para os funcionários, que costumam reclamar da qualidade das refeições, situação reconhecida pelo prefeito Chico Sardelli (PV). O contrato atual é válido desde julho de 2017, já passou por cinco aditamentos e termina no próximo dia 30.