Americana
Policiamento é reforçado no Centro com o início do horário estendido do comércio
Forças de segurança estimam aumento de 50% no número de agentes atuando na região central
Por Leonardo Oliveira
07 de dezembro de 2020, às 13h41 • Última atualização em 07 de dezembro de 2020, às 13h56
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/policiamento-e-reforcado-no-centro-com-o-inicio-do-horario-estendido-do-comercio-1381323/
A PM (Polícia Militar) e a Gama (Guarda Municipal de Americana) aumentaram em cerca de 50% o número de agentes no Centro de Americana desde o fim da última semana.
A medida ocorre para reforçar o policiamento durante o período em que o comércio funciona com o horário estendido.

As duas forças de segurança que atuam na fiscalização preventiva discutiram, em conjunto, um cronograma para ampliar a atuação durante o mês de dezembro. Nessa época, é esperado um aumento no número de furtos, por isso a necessidade da operação, afirma o capitão Antonio Carlos Rugero Filho, comandante da 1ª Companhia da PM, responsável pelo policiamento na cidade.
“O furto simples nessa época do ano é o delito que mais aumenta. É o furto do celular, da bolsa. Durante a Operação Natal a gente vai direcionar o policiamento para atuar de forma exclusiva nas regiões comerciais. Nós mapeamos as regiões onde há concentração de comércio. Nós direcionamos o policiamento complementar ao já existente nesses locais no período de compras”, disse em entrevista ao LIBERAL.
Rugero orientou que os consumidores que forem até o Centro tenham cuidado. “Principalmente as mulheres, manter sempre a vigilância sobre a bolsa, trazer ela junto ao corpo, evitar manusear dinheiro vivo na frente de mais pessoas. Prestar bem atenção ao fazer o uso do cartão para evitar a clonagem, ao estacionar o veículo verificar se a área é segura, evitar pontos onde há baixa luminosidade artificial, se possível fazer uso de estacionamento privado”, aconselhou.
A PM começou o patrulhamento estendido no último sábado e prevê manter dessa forma até o dia 25 durante todo o período em que o comércio ficará aberto.
De segunda a sexta, as lojas vão funcionar das 9h às 21 horas; aos sábados das 9h às 18h ; e das 9h às 15h aos domingos.
Já a Gama iniciou a operação na última sexta-feira, com mais patrulheiros no Centro e em nichos comerciais do São Vito, Jardim Ipiranga, Cidade Jardim e Zanaga.
Além disso, as câmeras que a corporação têm na região central foram todas direcionadas para o Calçadão. “Qualquer anormalidade ou ação criminosa, a gente pode verificar pelas câmeras e acionar as viaturas”, afirmou o comandante Marcos Guilherme.
Além do patrulhamento preventivo, a Gama também tem como atribuição fiscalizar o comércio ambulante. Por isso, o comandante da corporação fez um apelo para que eles se credenciem na prefeitura
“É bom orientar as pessoas que queiram fazer esse tipo de comércio, que vão até a prefeitura fazer um cadastramento e também ali vão saber de que forma eles podem trabalhar e onde eles podem trabalhar”, acrescentou.