Americana
Prefeitura terá que devolver R$ 1,2 milhão para o Ministério do Turismo
Devolução é referente a irregularidades apontadas pelo órgão na prestação de contas da 23ª Festa do Peão
Por Ana Carolina Leal
11 de dezembro de 2021, às 08h32 • Última atualização em 11 de dezembro de 2021, às 08h37
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/prefeitura-tera-que-devolver-r-12-milhao-para-o-ministerio-do-turismo-1676096/
A Prefeitura de Americana quer parcelar uma devolução de R$ 1,2 milhão para o Ministério do Turismo, referente a irregularidades apontadas pelo órgão na prestação de contas da 23ª Festa do Peão, realizada em 2009.
O pedido de parcelamento consta em projeto de lei enviado à câmara na última quinta-feira e que será votado em sessão extraordinária na segunda. Pela propositura, o Poder Executivo é autorizado a celebrar acordo com a União, por meio do Ministério de Turismo.
No projeto, a administração afirma que o parcelamento refere-se à devolução de recursos repassados pelo ministério, com o objetivo de apoiar a realização da 23ª edição da Festa do Peão Boiadeiro de Americana.
Na análise da prestação de contas do convênio, o órgão apontou irregularidades na cobrança de ingressos para o evento. Segundo a prefeitura, na época era necessária a comprovação de que a renda da bilheteria fosse integralmente revertida para pagamento de despesas com a realização do evento ou, na falta dele, que fosse revertida à conta do Tesouro Nacional.
A administração apresentou pedido de reconsideração, mas foi indeferido. “Só resta ao município recolher a importância apontada para efetivar o parcelamento e, com isso, afastar a caracterização de inadimplência, que certamente acarretaria prejuízos aos cofres municipais com a suspensão de repasses federais e aplicação de outras penalidades”, traz trecho do projeto de lei.