Liberal nas Ruas
Queimadas para ‘limpar’ terrenos na Avenida Toyobo geram queixas
Bombeiros precisaram conter as chamas de um terreno nesta segunda-feira
Por
07 de julho de 2020, às 14h39 • Última atualização em 07 de julho de 2020, às 15h00
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/queimadas-em-terrenos-na-avenida-toyobo-geram-queixas-1251866/
Dois terrenos na Avenida Toyobo, no Jardim Paulistano, em Americana, estão causando reclamações dos moradores do local por serem alvos de queimadas. Segundo os vizinhos, o fogo é usado para “limpar” os terrenos.
Segundo uma dona de casa de 50 anos, que preferiu não revelar seu nome, os terrenos estavam com mato alto, o que fazia com que escorpiões e aranhas aparecessem nas casas vizinhas.
Nesta segunda-feira (6), a munícipe relatou que o proprietário ateou fogo em um terreno e o Corpo de Bombeiros precisou ir ao local para conter as chamas, que ficaram descontroladas. No mês passado, um outro terreno também foi queimado.

A reclamação da munícipe é que os dois terrenos sempre ficam com mato alto, chegando a ultrapassar a calçada e fazendo com que os pedestres andem pela rua. Por conta disso, a prática de atear fogo, segundo ela, é uma rotina dos proprietários.
“Para limpar, o proprietário sempre taca fogo e enche nossa casa de fuligem, sem contar a fumaça que fica. Já cansei de reclamar na prefeitura e ninguém toma providências”, completou.
A Prefeitura de Americana disse que irá notificar os responsáveis para que os terrenos sejam limpos e capinados. Além disso, informou que a Gama (Guarda Municipal de Americana) enviará uma equipe ao local para verificar a situação e tomar as medidas necessárias.
“Lembrando que a própria população pode ajudar no combate a essas irregularidades denunciando os descartes irregulares e focos de queimada à Gama por meio do telefone 153. Caso algum morador flagre um descarte irregular e conseguir fotografar a placa do veículo que está descarregando esses materiais, a imagem pode servir de prova para a aplicação de multas”, explicou a prefeitura, em nota.
LIBERAL NAS RUAS: Viu algo de errado no seu bairro? Um buraco na rua, um vazamento ou uma obra parada? Escreva para redacao@liberal.com.br ou envie mensagem para o WhatsApp do LIBERAL, no (19) 99271-2364, clicando aqui.
*Estagiária, sob supervisão de Talita Bristotti